Memória RAM vs Memória Cache: Quais são as diferenças?

Memória RAM vs Memória Cache – Todos nós gostamos de chegar ao nosso PC para trabalhar ou jogar, e por vezes reclamar de problemas de performance, sonhar com upgrades. E claro, tentar perceber como tudo isto funciona.

Dito isto, como deve saber, existem vários tipos de memória numa máquina computacional. Ao fim ao cabo, temos o armazenamento com os seus vários tipos de tecnologia baseada em memória NAND Flash (SSD), ou tecnologia baseada nos antigos HDD.

Similarmente, temos a extremamente rápida memória RAM. (Que permite ao nosso PC correr mais programas ao mesmo tempo sem se ‘engasgar’). Além disso, temos também um tipo de memória especial denominada de ‘Cache’, que opera a uma velocidade ainda mais alta que a RAM.



Mas se a Cache é muito mais rápida… Porque é que não utilizamos mais memória deste tipo?

memória

Primeiramente, é preciso perceber a localização deste tipo de memória. Afinal de contas, a cache fica dentro do processador! Conseguindo assim oferecer uma velocidade de acesso simplesmente brutal.

Além disto, tem um custo de produção significativamente mais alto. Sendo baseada em memória estática (SRAM) em vez de memória dinâmica (DRAM).

Entretanto, fique a saber que existem vários tipos de cache, nomeadamente L1, L2 e L3! Sendo que o nível 1 é o que está mais próximo dos núcleos de processamento, o nível 2 fica um pouco mais distante, e por fim, temos a cache L3, que é a que fica mais longe de todas. Como é óbvio, quanto mais próxima estiver, mais rápida é a cache. Similarmente, de forma curiosa, quanto mais pequena for, mais rápida é também. (É por isto que a cache L1 é sempre mais pequena)

Para que serve a memória Cache? Bem… Para fazer Cache!

O objetivo da memória cache é armazenar informações regularmente acedidas pelo processador! É uma estratégia superior em relação ao uso da significativamente mais lenta memória RAM.

Em suma, esta é a função básica deste tipo de memória, servindo obviamente para aumentar significativamente a performance do CPU.

Aumentar a cache não melhora a performance, mas aumenta o preço!

Como referi em cima, a cache é um tipo de memória mais caro de produzir. Afinal de contas, o nível L1 fica logo ao lado de cada núcleo do processador. (Funcionando à mesma exata frequência do CPU).

Dito isto, ter mais espaço significa aumentar o tamanho da memória, algo que não abunda dentro de um processador. E claro, temos também uma desvantagem, quanto maior for a cache, mais lenta fica.

Isto é uma pergunta um bocado parva. Mas vamos prosseguir para tentar explicar tudo… Por que razão não utilizamos mais memória estática como a memória Cache?

Simples, porque é cara! Logo, não é economicamente viável, especialmente quando os computadores atuais já superam a grande maioria das tarefas sem grandes dificuldades com o hardware atualmente no mercado.

Assim, faz mais sentido aumentar significativamente o número de núcleos de processamento. Aumentando assim o número de caches L1, L2 e L3, o que por sua vez irá resultar num aumento do poder de processamento.


Memória RAM vs Memória Cache – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também