Já temos novos AMD Ryzen 5000 a Caminho? Sim! Mas…

Caso não saiba novos leaks sobre os novos APUs AMD Ryzen acabaram de surgir na web!

Algo muito curioso, visto que os APUs AMD Ryzen 4000 acabaram de chegar ao mercado, muito antes das versões para o desktop com o mesmo nome.

Dito tudo isto, graças a Patrick Schur , já temos uma ideia do que esperar da nova linha “Van Gogh” Ryzen 5000, que é voltada para dispositivos low power ou seja de alta eficiência, como notebooks e híbridos.

Ryzen, ryzen 4000, amd

Embora já tivéssemos conhecimento da sua possível existência desde o início deste verão, não existiam muitas informações acerca das suas capacidades e novidades.

Ademais, como já era previsto, a linha de APUs passa agora a fazer proveito da recente arquitetura Zen 3 de 7nm, que não só traz grandes ganhos na performance, como também irá aumentar significativamente a eficiência do processador. Além disto, vamos finalmente poder encontrar um iGPU baseado na arquitetura Navi, o que possivelmente é a parte mais interessante no meio de tudo isto.

Segundo o tweet de Patrick Schur, os novos APUs podem usar memória RAM LPDDR5

Portanto, isto não só trará um aumento nas velocidades de transferência, como também uma eficiência energética melhorada em relação ao LPDDR4 e LPDDR4X.

Além disto, temos ainda de salientar uma clara melhoria do TDP, que de acordo com os rumores estão na faixa dos 7,5 a 18 watts!

Um TDP tão baixo é muito bem-vindo para dispositivos de baixa potência. Assim, um dispositivo que usufrua da linha Van Gogh pode contar com consumo energético mais reduzido.
Para efeito de comparação, o modelo básico do Ryzen 4000, como por exemplo o AMD Ryzen 3 4300U consome entre 10 a 25 watts!

Para quando os APUs AMD Ryzen 5000 “Van Gogh”?

Ainda não sabemos quando é que estes produtos chegam ao mercado. Contudo, considerando que a AMD anunciou os seus mais recentes APUs Ryzen 4000 no final de julho, é provável que o mesmo se repita em 2021.

Em suma, começamos a ver cada mais leaks a sugerir um avanço tremendo na performance e eficiência destes APUs AMD. Será que estamos a chegar a um ponto em que o utilizador comum irá deixar de necessitar de uma placa gráfica dedicada?


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Leia também