O Windows Defender também conhecido como Microsoft Defender Antivirus é uma solução de anti-malware. Está presente no Windows 10. Protege o computador e os dispositivos ligados contra ataques indesejados. Também garante proteção contra ransomware, vírus e outros esquemas utilizados por criminosos.
Microsoft não quer que desative o Windows Defender!
Por ser grátis e eficaz, o Windows Defender é uma das melhores opções para muitos utilizadores. Não atrasa o sistema. Para além disso tem todas as definições de vírus. Isto através do Windows Update. No entanto há situações em que pode querer desativar a proteção em tempo real do Windows Defender.
No entanto ao contrário do Windows 8, no Windows 10 não consegue desativar o Windows Defender usando a aplicação de segurança do Windows. Dá para desativar a análise em tempo real. Mas isto não é uma solução permanente. Assim mais tarde o Windows volta a ativar a proteção em tempo real.
No entanto é possível que utilizadores avançados consigam desativar completamente o Windows Defender através do registo do Windows conforme refere o site Windows Latest.
Primeiro vamos explicar como pode abrir o editor de registo. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, escreva regedit. Depois, selecione o resultado principal do Editor de Registo (Aplicação de ambiente de trabalho). Ou então, prima sem soltar ou clique com o botão direito do rato no botão Iniciar e, em seguida, selecione Executar. Escreva regedit na caixa Abrir e selecione OK.
Agora para desativar permanentemente o Defender com o registo necessita de criar uma chave e dar-lhe o nome DisableAntiSpyware com o valor 1.
Depois dos passos acima, o Windows Defender vai ser desativado de vez. Para voltar a ativar só tem de fazer o mesmo, mas o valor deverá ser 0.
No entanto pode acontecer que isto não funcione. É que com o update de Agosto de 2020 (versão 4.18.2007.8), a Microsoft afirmou que descontinuou esta possibilidade.
Apesar disso, este sistema de proteção do Windows é desativado se instalar uma solução antivírus de outro fabricante. Pelo menos tem a vantagem de dar mais escolha ao utilizador.
Utiliza o Windows defender ou prefere outra aplicação? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!