O WhatsApp é sem dúvida uma das melhores aplicações de comunicação. É simples de usar, tem cada vez mais funcionalidades e falamos com os nossos amigos por mensagens, voz ou vÃdeo. No entanto, nenhuma aplicação está livre de problemas. De facto, há um tipo de ataque que se tem vindo a intensificar. Na prática uma mensagem pode fazer com que o WhatsApp deixe de funcionar e em alguns casos os próprios smartphones Android.
WhatsApp: recebeu esta mensagem? Tenha muito cuidado!
A forma como tudo isto se processa é simples. Estamos a usar o nosso WhatsApp e recebemos uma mensagem. Aà o inferno começa. É que esta aplicação começa a deixar de funcionar e sempre que a tentarmos iniciar o problema vai repetir-se, se continuarmos a receber mensagem.
No Brasil este ataque é muito comum. Mas na realidade está a atacar em todo o mundo!
De acordo com o WaBetaInfo o nome varia em diversas partes do fundo. Há quem lhes chame “Binário”, “Contact bombs”, “Trava Zap”, “Crashers” ou simplesmente “message/vcard crash”.
O problema é mesmo muito sério. É por esse motivo que é necessária uma proteção contra isto, como muitas pessoas estão a pedir. Curiosamente há versões alternativas desta aplicação que têm proteção contra isto.
É verdade que o ataque das mensagens bomba está feito com o intuito de bloquear o WhatsApp. No entanto, quando os smartphones não são de topo e têm recursos mais limitados acabam por bloquear o próprio equipamento. Há muitos relatos no Twitter sobre isto.
Infelizmente neste momento ainda não há uma solução para este problema que não é propriamente novo. A questão é que está mais generalizado do que nunca.
Mas este não é o único ataque que está a criar dores de cabeça aos utilizadores. De facto, há mais um ataque a roubar contas. Assim, por muito estranho que pareça é uma coisa relativamente fácil de se fazer. Só é preciso enganar a vÃtima levando-a a fornecer o código que chega quando instalamos o WhatsApp num smartphone. Aà passamos a ter acesso ao WhatsApp dessa pessoa, como se tivéssemos o seu número de telemóvel. Pode ler mais sobre isto aqui.
O que acha deste ataque de mensagens no WhatsApp? Já passou por isto? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!