A próxima grande arquitetura para os PCs desktop e portáteis tem o nome de Intel Alder Lake, com data de lançamento esperada para a segunda metade de 2021. Mas sabia que isto é um risco para a Intel? Afinal de contas, estamos a falar de uma arquitetura que irá misturar dois tipos de núcleos de processamento dentro do mesmo chip, ‘Golden Cove’ e ‘Gracemont’.
A Intel vai correr um grande risco para rivalizar com a AMD
Portanto, a arquitetura Alder Lake vai ser hÃbrida, isto já foi confirmado pela própria Intel. Uma decisão que tem como grande objectivo oferecer uma resposta aos utilizadores que querem performance a sério, mas que também gostam de eficiência no mundo mobile.
Ao fim ao cabo, o que significa uma arquitetura hÃbrida para os utilizadores normais?
É uma pergunta que faz todo o sentido, visto que na verdade, este tipo de arquitetura sempre teve um objectivo bem definido, a eficiência energética. Daà ser tão utilizada no mundo dos smartphones, tablets e smartwatches.
Afinal de contas, a ideia aqui é utilizar os núcleos poderosos para as tarefas mais exigentes, e os núcleos menos poderosos para as tarefas mais leves. Será que existe melhor solução que meter todos estes núcleos no mesmo chip? Aparentemente não.
Em suma, a nova geração de PCs baseados em processadores Intel irá aproveitar ao máximo os núcleos mais pequenos, menos poderosos, e por isso menos sedentos de energia para as tarefas mais básicas. Utilizando apenas os núcleos mais poderosos quando são realmente necessários, como por exemplo, quando quer jogar.
Curiosamente, uma recente patente da AMD também aponta para que a rival comece a dar alguns passos nesta direcção. Por isso, está na altura da Intel fazer um ‘all-in’.
Mas tudo isto levanta uma questão, será que faz sentido um processador deste tipo no mundo dos PCs Desktop? Um mundo em que os utilizadores querem apenas desempenho a sério, e onde não existe a preocupação da autonomia?
Curiosamente, a Intel afirma que a versão para desktop vai ser apenas focada na performance. Afinal, a fabricante afirma que esta arquitectura irá ser a melhor do mercado em termos de performance por watt.
Muito resumidamente, a Intel quer tirar uma página do livro da AMD! Que há alguns anos atrás decidiu ir atrás de um design ‘chiplet’ para não só conseguir meter mais núcleos dentro do mesmo chip, como também garantir que não iria perder muito dinheiro no processo. Algo que como deve saber, resultou muito bem para a AMD. Dito tudo isto, a Intel está com uma estratégia um pouco diferente debaixo de olho, mas não menos interessante.
A Intel vai correr um grande risco para rivalizar com a AMD – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!