Esta semana a Xiaomi apresentou ao mundo os novos smartphones Xiaomi Mi 10 Ultra e Redmi K30 Ultra, para além de uma TV transparente que deixou as pessoas de boca aberta e que esgotou em segundos. Embora o hype inicial fosse muito grande, os fãs ficaram desiludidos pelos rumores que começaram a circular logo a seguir e que revelavam que estes dispositivos não seriam lançados fora da china. No entanto, isto vai mudar e estes equipamentos vão mesmo ter um lançamento global!
Última hora: Xiaomi Mi 10 Ultra e a TV transparente vão chegar cá!
O Diretor de Marketing Sénior e também representante Global da Xiaomi, clarificou nas redes sociais que apesar de ainda não existir um plano global de lançamento dos Xiaomi Mi 10 Ultra, Redmi K30 Ultra e da TV transparente, os fãs devem ficar atentos às próximas novidades. Isto indica claramente que esta empresa apenas decidiu dividir os lançamentos entre China e Global, mas que os fará.
Xiaomi Mi 10 Ultra
O novo Xiaomi Mi 10 Ultra vem com uma bateria de 4500 mAh que suporta um carregamento de 120W. Isto é algo extraordinário. Traduzido em números significa que a bateria alcance os 100% de energia em apenas 23 minutos. Ou então 41% em apenas 5 minutos. O melhor de tudo é que como tinhamos mostrado no unboxing o carregador de 120W está incluído. No entanto, há mais informações neste campo. É que este smartphone também vem com carregamento sem fios de 50 W. Ou seja, temos o equipamento totalmente carregado em 50W. Para além disso, está também presente o carregamento inverso de 10W.
Se passa muito tempo no carro, pode também comprar um carregador de 100W para o seu automóvel por cerca de 14 Euros. Neste caso com fios. Se preferir sem fios, custará aproximadamente 55.
A nova aposta utiliza uma bateria de iões de lítio à base de grafeno. De facto, é a primeira bateria do género a ser produzida em massa.
Graças a esta tecnologia tem uma condutividade 1000 vezes maior do que as baterias tradicionais.
A fotografia é outro dos grandes destaques do Xiaomi Mi 10 Ultra. Assim temos uma câmara principal de 48 megapixéis com estabilização ótica de imagem. A ela jujnta-se outra também de 48 megapixéis, mas telefoto. Depois temos outra ultra-angular de 20 megapixéis e por fim uma de 12. Esta última será especialmente útil para a obtenção do zoom ótico.
Na parte frontal está uma câmara para selfies de 20 megapixés alojada num furo no ecrã. Afinal não é a tal câmara escondida no painel de que se falava, embora possa haver uma variante futura com estas características.
Tudo funciona realmente bem neste equipamento ao nível da fotografia. É que este dispositivo conquistou 130 pontos no DxOMark. Este valor médio deve-se a 140 pontos na fotografia e 106 pontos no vídeo.
No interior está um processador Snapdragon 865 que disponibiliza conetividade 5G através do modem X55.
Curiosamente não se apostou na variante Plus do chipset que se pensava, talvez por uma questão de custos.
A isto junta-se um painel OLED FHD+ de 6.67 polegadas e uma taxa de atualização de 120Hz.
Outras características dão conta do desbloqueio facial, sensor de impressões digitais integrado no ecrã (mas cuidado com isto), sensor infra-vermelhos e NFC. Temos ainda a proteção de vidro Gorilla Glass 6 na parte traseira e 5 na parte frontal.
Quanto a preços temos cerca de 760 Euros para a variante de 8GB e 128GB de armazenamento. Entretanto temos também outra de 12/256 e 16/512.
Xiaomi TV Transparente
Esta nova TV muito inovadora chega com um ecrã transparente OLED de 55 polegadas que tem apenas 5.7mm de espessura. Para além disso tem uma taxa de atualização muito elevada de 120Hz. De certeza que muitos utilizadores vão apreciar isto! Para além disso temos uma profundidade de cor de 10-bit juntamente com uma gama de cores DCI-P3 de 93%. Por outro lado, o tempo de resposta é de 1ms.
No interior esta TV conta com o apoio de um chipset MediaTek 9650 e também com uma tecnologia de compensação de movimento juntamente com o Dolby Atmos.
Entretanto o novo televisor da Xiaomi aposta em molduras ultra-finas e uma base em preto. Se está a pensar encontrá-la com dimensões diferentes, posso dizer-lhe que só será disponibilizada com uma dimensão de 55 polegadas. Se houvesse em maiores dimensões seria ainda mais cara. É que a brincar, a brincar, estamos a falar de um equipamento que custa 7100 Euros.
É verdade que esta não é propriamente a primeira TV transparente do mundo.
No entretanto é a primeira a ser produzida em massa. Lembro que em 2019, a Panasonic mostrou uma tecnologia semelhante na IFA. No entanto era mais um protótipo do que outra coisa.
O mesmo em 2017, por parte da LG na CES e até em 2016 quando a Samsung resolveu abordar esta tecnologia. Seja como for, a Xiaomi é que tornou realidade e foi finalmente apresentada ao mundo.
Já em 2017 se tinha falado disto, quando a LG também demonstrou esta possibilidade na CES. De facto, até já tinha tido uma abordagem da Samsung em 2016.
O que acha do lançamento global do Xiaomi Mi 10 Ultra e TV transparente? Conte-nos tudo nos comentários!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!