(Guia) Como se livrar do irritante símbolo Meet no Gmail

Não tenho nada contra a plataforma de vídeo-conferência Meet do Google – aliás, até a usei para uma consulta na CUF durante a quarentena – mas não consigo deixar de ficar irritado quando o recurso é me forçado por meio de uma outra aplicação. Especificamente, o Gmail.

Pois bem, caso não saiba, OoMeet apareceu pela primeira vez no Gmail para desktop na primavera passada. Contudo, não ocupava muito espaço e era razoavelmente fácil de ignorar (ou remover da tela, se desejássemos).



No entanto, agora, o Meet chegou à app do Gmail para smartphones por meio de dois separadores que eventualmente aparecerão (se ainda não apareceram) na parte inferior da tela: um chamado “Correio” e outro chamado “Reunir”.

O problema aqui não é apenas estar a ser pressionado a usar um determinado aplicativo de vídeo-conferência enquanto tudo o que eu quero fazer é verificar o e-mail, mas também ocupa espaço, expandindo a margem inferior da app e retirando área de trabalho útil.

Recupere seu espaço de e-mail e livre-se deste símbolo irritante.

Gmail, Meet, símbolo
Gmail sem o novo separador da tela inferior.
Gmail, Meet, símbolo
Gmail com o novo separador da tela inferior.

Se planeia usar o Meet regularmente, pode não se importar. Mas se não o fizer e quiser ver-se livre do ícone irritante, veja como fazer. Estas instruções baseiam-se no aplicativo Gmail para Android e iOS.

  • Seleccione o ícone “hambúrguer” de três linhas no canto superior esquerdo, e faça scroll para baixo para finalmente carregar em “Configurações”.
  • Seleccione a conta do Gmail que deseja alterar.
  • Scroll para baixo até à categoria “Reunir” e desmarque “Mostrar o separador reunir para video-chamadas”.
Gmail, Meet, símbolo
Vá para as configurações do Gmail.
Desmarque “Mostrar a guia Meet para videochamada”

Et voilà! Conquistámos de volta algum espaço na nossa app do Gmail sem sermos impostos a novas ferramentas. Agora podemos usar o Zoom ou qualquer aplicativo de vídeo-conferência da sua preferência, sem sermos constantemente lembrados da existência do Meet.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Leia também