A Huawei não é apenas uma gigante na indústria dos smartphones, os seus ‘tentáculos’ chegam a muitas outras indústrias, especialmente agora que a empresa se está a esforçar bastante para deixar de ser dependente de terceiros. O que claro está, muito se deve ao cerco cada vez mais apertado da administração liderada por Donald Trump.
Dito isto, a Huawei está neste momento a preparar uma resposta aos Estados Unidos com o lançamento de um CPU ARM de 7nm pensado para o mundo dos PCs Desktop, o Kinpeng 920.
Estamos a falar de um processador que muito provavelmente irá fazer furor na China, visto que o governo deste país baniu a utilização de tecnologia estrangeira, o que claro está inclui os produtos da Intel, AMD e NVIDIA. No entanto, não fazemos ideia como é que a Huawei poderá produzir este chip em massa, visto que as linhas de produção de 7nm da TSMC estão agora fora do seu alcance.
Novo processador da Huawei já mete o Intel Core i9-9900K no bolso
Portanto, o novo processador desktop Kunpeng 920 conta com 24 núcleos a 2.6GHz. Sendo testado numa máquina com 8GB de RAM DDR4, SSD Samsung de 512GB e ainda uma placa gráfica AMD Radeon RX 520. Uma configuração que pelos vistos foi capaz de deixar o famoso processador Intel Core i9-9900K a comer pó no campo da performance multi-core.
Claro que a performance single-core não foi revelada, muito provavelmente devido ao IPC que a Intel consegue oferecer! Especialmente quando temos em conta a frequência mais alta.
Ou seja, o processador da Huawei fica muito abaixo da performance single-core da Intel, o que é normal. Ainda assim, acaba por ser muito curioso ver uma das primeiras grandes apostas da Huawei a oferecer este tipo de performance no mundo dos PCs.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!