Não foi assim há tanto tempo que a Intel dominava o mercado de processadores com uma autêntica mão de ferro, isto ao mesmo tempo que a AMD se focava apenas e só em ser uma alternativa budget. Aliás, se por alguma razão perguntasse a algum especialista o que achava da gigante dos processadores Intel há 4 ou 5 anos, este provavelmente diria que era uma empresa invencÃvel sem qualquer sombra de concorrência em vários mercados.
Afinal de contas, estamos a falar de uma fabricante que tinha 99% do mercado de Centro de Dados, 90% do mercado de CPUs Desktop! Além de tudo isto, também estava a fazer jogadas para se meter noutros mercados como o de placas gráficas, e também estava a desenvolver novos tipos de arquitecturas.
Um domÃnio e invencibilidade que pelos vistos foi posto no caixote do lixo… Enfim, algo de muito errado se passa com a Intel.
Portanto, o último relatório de contas demonstra um segundo trimestre brutal para a Intel, com receitas impressionantes e um crescimento muito interessante em vários segmentos. No entanto, a empresa também revelou que a sua transição para o processo de 7nm estava significativamente atrasada… Um atraso de 12 meses, que irá arruinar todo o planeamento da Intel para os próximos anos.
Dito isto, na prática, este adiamento não deveria ser o clássico ‘caldo entornado’! Afinal de contas, estamos a falar de tecnologia extremamente complexa, e a Intel até disse que já identificou o problema e a sua solução. Muito resumidamente, a Intel não é a primeira fabricante a ter um problema do género, nem será a última. O problema é que já não existe a mesma aura de confiança à volta da Intel… Os consumidores, investidores e analistas estão com medo do que vai acontecer.
Por isso, o valor das acções da Intel caiu 20% na passada semana, o que nunca é uma grande maneira de fazer um estudo de mercado, especialmente quando em tempos de COVID os preços saltam mais que sei lá o quê. Ainda assim, são número com algum interesse.
O problema da Intel parece profundo
A Intel já meteu na rua o grande responsável pelo desenvolvimento dos processos de produção, o Eng. Chefe Murthy Renduchintala, fazendo do ex-lÃder do staff uma espécie de escapatória para todo o problema. Contudo, parece que o problema da Intel é um pouco mais profundo que isto.
Por exemplo, no caso dos aceleradores IA, a Intel fez um investimento gigantesco na Nervana e seus executivos no passado ano de 2016. Contudo, após o lançamento dos primeiros chips IA, a Intel decidiu ir por um caminho totalmente diferente ao adquirir a Habana Labs por 2 mil milhões de dólares. Talvez até tenha sido a decisão mais correta, é provável que a Intel tenha percebido que o caminho não era aquele, e então fez algo para mudar a sua rota. Mas também foi uma decisão um pouco estranha, que fez muito boa gente pensar no que se passa na cabeça dos executivos da gigante.
Entretanto, a verdade é que o mercado de processadores também já não é o mesmo, tudo graças ao regresso à glória da AMD, mas também dos últimos movimentos da Apple em relação à arquitetura ARM!
Ao fim ao cabo, a AMD passou de uma quase banca rota, para agora estar a roubar quota de mercado a sério à Intel, ao mesmo tempo que continua a crescer noutros mercados, e até já ultrapassou o valor por acção da rival. Similarmente, a decisão da Apple não só reflecte a existência de algo de muito errado dentro da Intel, como demonstra que o mercado está mesmo a mudar, provavelmente para longe do x86 que é o pão com manteiga tanto da Intel como da AMD.
Ainda assim, antes de fazer a sepultura à Intel, é preciso ter em conta que a gigante azul ainda é a maior fabricante de processadores do planeta, e provavelmente irá continuar a ser durante vários anos. Contudo, vai com toda a certeza ter de mudar muita coisinha internamente se não quiser ter mais problemas, ao mesmo tempo que irá ter de lidar com um novo mundo do concorrência e rivalidade. (O que é bom, concorrência é excelente em qualquer mercado.)
Em suma, a invencibilidade da Intel acabou! (prova disso é a negociação com a TSMC, que obviamente passa uma imagem de fragilidade e até de algum desconforto). Por isso, a empresa tem agora de voltar a provar que tem qualidade suficiente para pelo menos tentar reconquistar o seu trono.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!