O Google Chrome é o browser mais utilizado no mundo. No entanto, não é perfeito em tudo. Na era dos conteúdos multimédia e onde usamos vídeo para quase tudo, a aposta da Google tem uma fragilidade. Dito isto e ao contrário do que acontece com o Microsoft Edge, o Google Chrome consegue drenar rapidamente a bateria quando está a ver vídeos, quer esteja num portátil ou num tablet. Agora parece que esses dias vão chegar ao fim. Esta é uma questão realmente importante! Estamos na era da mobilidade e quanto mais a bateria durar, melhor é.
Google Chrome recebe melhor novidade de sempre nos vídeos!
Em 2017, um engenheiro da Google sugeriu que reduzir o “vsync” ao reproduzir vídeos em ecrã total podia economizar energia em nos portáteis. No entanto, esta questão foi amplamente ignorada. Mas agora um engenheiro da Google começou a trabalhar novamente numa correção.
Dito isto, a Google confirmou que vai fazer algumas alterações na versão Windows para este efeito. Isto vai permitir que o DWM (Desktop Windows Manager) e o próprio sistema operativo reduzam o vsync quando o vídeo estiver em ecrã total. Isto vai reduzir significativamente a duração da bateria.
Em testes internos, o engenheiro do Google descobriu que o Chrome atualmente alterna entre SetFrameRate (30) e SetFrameRate (0) pelo menos uma vez por segundo e há “aproximadamente 24% de menos utilização do processador quando o vsync é reduzido para 30fps.
Tudo isto foi testado no Surface Pro 6 e os resultados foram muito positivos!
Entretanto um engenheiro da Microsoft também resolveu participar nisto e confirmou que isto pode fazer maravilhas. Para além de garantir uma melhor autonomia pode ainda contribuir para um maior desempenho.
Ainda não se sabe ao certo quanto é que esta melhoria vai chegar ao Chrome. No entanto, sabe-se que a equipa de desenvolvimento já está a trabalhar nela.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!