Como deve saber, os muitos problemas do processo de produção de 10nm da Intel causaram o adiamento de muita coisinha boa, onde temos de incluir o lançamento de arquiteturas completamente novas para o mundo dos processadores desktop. Ou seja, andamos a levar com a arquitetura Skylake desde 2015, o que já não tem grande piada em 2020…
Dito isto, como os 10nm parecem estar mais do que mortos para o mercado de PCs desktop, e os 7nm parecem começar a apresentar muitas das mesmas fragilidades. Parece que a Intel optou por pegar numa das arquitecturas pensadas originalmente para os 10nm, adaptando-a aos atuais 14nm! Estamos a falar da próxima geração de processadores Core 11000 (Rocket Lake-S), que além da arquitetura completamente nova (Willow Cove), vai ainda contar com suporte ao standard PCIe 4.0, bem como gráficos integrados Xe.
A Intel vai chegar facilmente aos 5.0GHz com os novos Core 11000!
Portanto, apesar do gozo que existe na indústria relativamente ao uso do processo de 14nm, a verdade é que a coisa continua a ser o processo ‘go to‘ da Intel, devido ao seu potencial para alcançar frequências extremamente altas. Afinal de contas, tudo indica que a nova geração de processadores seja capaz de fazer ‘boost’ até aos 5GHz sem grandes dificuldades.
Usar um processo durante anos a fio tem as suas desvantagens, mas também resulta num processo super maduro capaz de chegar a frequências simplesmente brutais. Assim, vai ser possÃvel lançar uma arquitetura completamente nova, chegando imediatamente a frequências capazes de oferecer muito sumo aos utilizadores. (No entanto, isto vai ter um impacto significativo no consumo de energia)
Entretanto, é esperado que estes novos processadores tenham suporte nas actuais motherboards Intel 400, visto que alguns modelos até já trazem suporte ao standard PCIe 4.0. E claro, que também sejam lançadas novas motherboards para a série 500.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!