As Cassetes estão de volta! O formato que muitos têm como obsoleto, conseguiu chegar a um número de vendas bastante interessante nos primeiros 6 meses do ano só no Reino Unido, ao fim ao cabo, estamos a falar de 65 mil unidades vendidas.
Afinal de contas, como nota a BBC, este numero é o dobro das vendas registadas no mesmo período de 2019. Aliás, as vendas até agora já ultrapassam o número total de vendas do ano de 2018… E claro, ainda só vamos em Julho! Afinal, o que se está a passar para esta subida nas vendas?
Em 2019, as cassetes registaram o maior numero de vendas em 15 anos!! No entanto, parece que foi apenas o início de uma nova tendência
Antes de mais nada, porque está isto a acontecer? Bem, depois do 40º aniversário do Sony Walkman no ano passado, vários produtos “retro” dentro do mesmo estilo com capacidades Bluetooth têm vindo a conquistar muita atenção num mercado que apesar de nicho, é capaz de movimentar dinheiro a sério. Ao ponto de artistas como Billie Eilish, Lady Gaga, Madonna, Kylie Minogue, Bring Me The Horizon, Metallica levarem muito do seu portefólio musical para o velho formato.
Para ter noção do fenómeno, os 5 Seconds of Summer venderam 12.000 cassetes do seu último álbum Calm… Na primeira semana após o seu lançamento!
Curiosamente, os 5 Seconds of Summer oferecem cinco versões diferentes destas cassetes, que podem embelezar a prateleira de um fã, como um símbolo físico da sua devoção. Ao fim ao cabo, poder ter o nosso álbum favorito num formato físico tem outro gosto, em vez de serem invisivelmente armazenados como um arquivo digital na nuvem.
Em suma, é esperado que as vendas de cassetes possam ultrapassar as 100 mil unidades este ano. O melhor resultado desde 2003. Será que a tendência é para continuar? Vamos ver como se desenrola a situação ao longo deste ano… É quase como se estivéssemos literalmente a fazer um “Rewind”…..
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!