Apesar dos cépticos (como eu) não acreditarem que a AMD vai lançar os Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3 em 2020, a verdade é que a empresa já veio a público re-afirmar as suas intenções mais do que uma vez. Aliás, agora foi a vez de Rick Bergman (Vice-Presidente de Computação e Gráficos) vir dizer que a próxima gama de produtos irá criar uma fasquia no mundo da computação de alta performance.
Mas o que quererá isto dizer?
AMD promete continuação da sua aposta na performance em 2020
Portanto, escusado será dizer que a família de processadores Ryzen 4000 ‘Vermeer’ é um dos lançamentos mais esperados de 2020. Ao fim ao cabo, estamos a falar da gama de processadores que irá suceder aos atuais Ryzen 3000, os CPUs que conseguiram finalmente encostar a Intel à parede.
No entanto, apesar do grande sucesso da AMD na guerra contra a Intel, a verdade é que a sua rival continua a ter um IPC mais alto, e por isso, a vantagem no mundo dos jogos. Um facto que poderá deixar de ser verdadeiro com a implementação dos núcleos de processamento Zen 3 baseados no processo de produção de 7nm+ da TSMC, que não só irão trazer ganhos nas Instruções por Clock, como também deverão oferecer uma maior eficiência energética.
Curiosamente, para ter noção do ‘hype’, o próprio Rick Bergman afirma que os próprios consumidores vão ficar surpreendidos com aquilo que a AMD tem reservado para o fim de 2020. Ao dizer a curiosa frase… “ainda não viram o melhor que temos para oferecer”.
Entretanto, é esperado que os primeiros produtos Zen 3 a chegar ao mercado sejam os focados no consumidor tradicional, ou seja, estes Ryzen 4000. O mercado empresarial e de servidores irá ficar em segundo plano. O que claro está, também significa que a AMD está cheia de confiança para apostar logo no mundo desktop. Será esta a ‘estocada’ final da Intel? Ou será que a gigante azul dos micro-processadores irá ter uma resposta à altura?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!