A memória DDR5 está a chegar… Mas não se livre já do DDR4!

Como deve saber, as especificações finais da memória DDR5 foram finalmente lançadas! Planos que irão ser utilizados por todas as grandes fabricantes, para finalmente levar o standard ao mercado computacional.

No entanto, se acha que a transição vai ser rápida, pode desde já retirar o cavalinho da chuva, ainda vai ter de levar com a memória DDR4 durante mais alguns anos! (Provavelmente até 2022)



ram

Portanto, caso não saiba, o JEDEC é o grupo responsável pelo desenvolvimento e definição dos standards de memória, contando com o input de mais de 300 parceiros, onde podemos encontrar a AMD, Intel, Micron, Samsung, etc… No entanto, de forma bem curiosa, este grupo está atrasado 2 anos no lançamento das especificações finais da memória DDR5! Visto que a data esperada se encontrava algures em 2018, com os primeiros módulos a chegar às prateleiras em 2019.

Mas pronto, o leite já foi derramado, vamos é olhar para as vantagens da nova memória.

Ao fim ao cabo, um dos grandes benefícios da memória DDR5 é o aumento da densidade, o que claro está, irá resultar num aumento das capacidades. (Será que vamos finalmente abandonar os tradicionais 16GB de RAM para apostar nos 32?? Muitos especialistas apontam para isto!)

Além disto, a transferência de dados também duplica para os 6.4Gbps (os primeiros módulos apenas deverão oferecer 4.8Gbps). Ou seja, vamos ter mais memória, bem como um aumento significativo na sua performance. Entretanto, se acha tudo isto insuficiente para abandonar a memória DDR4, fique a saber que vamos também ter um aumento na eficiência energética.

Quando é que vamos dar o salto para a nova memória DDR5?

Se acha que vamos ter RAM DDR5 já em 2020 só porque o standard foi lançado agora, está muito enganado. Aliás, é provável que nem em 2021 tenhamos este novo tipo de RAM no mercado tradicional de PCs.

No entanto, pode ficar descansado, tanto a Intel como a AMD estão a trabalhar na implementação da tecnologia nas suas plataformas! O problema é que primeiro vamos ver esta memória a dar um ar de sua graça no mercado empresarial, de investigação e de centros de dados… Apenas depois de tudo isto é que iremos montar PCs Gaming com estes novos módulos. Ou seja, muito resumidamente, só vamos dizer olá aos novos módulos DDR5 em 2022.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também