A Maserati tem estado a apostar forte na evolução das suas tecnologias automóveis, especialmente nas tecnologias elétricas, que são cada vez mais o futuro deste mercado. Dito tudo isto, estamos basicamente a assistir a um marco da empresa. Afinal de contas, a fabricante acabou de apresentar o seu primeiro modelo apoiado pela electrificação, o Maserati Ghibli Hybdrid!
Antes de mais nada, o Maserati Shibli Hybdrid é considerado um dos projetos mais ambiciosos da empresa!
É que caso não saiba, este modelo é o passo necessário para a fabricante iniciar uma nova era de electrificação com toda a força possÃvel. Até porque se acha que a escolha do modelo foi aleatória, está enganado! A Maserati escolheu este modelo para a adaptação, por já ter vendido mais de 100.000 unidades desde o seu lançamento em 2013.
Fabricante acredita ter criado o melhor hÃbrido possÃvel!
Ora bem, isto quer dizer que a empresa não decidiu criar apenas um hÃbrido qualquer, mas sim o melhor hÃbrido que pode oferecer, com a tecnologia que tem disponÃvel atualmente. Assim, desta forma, com a chegada do novo Ghibli Hybrid, o leque de carros da empresa cresceu novamente e está mais competitivo que nunca.
Quanto ao design, tal como podÃamos ver nos teasers, este modelo é facilmente reconhecido como um ‘clássico’ Maserati. No entanto, temos a inclusão de uma nova cor azul criada para identificar os modelos com tecnologia hÃbrida da empresa.
Ao fim ao cabo, a cor azul poderá ser encontrada nas 3 entradas de ar laterais do modelo, nos travões e no raio oval que envolve o sÃmbolo da marca. No interior também irá encontrar muitos pormenores neste tom de azul especialmente nas costuras dos bancos.
Tirando a cor, foi criada um nova grelha frontal para este modelo e muitas modificações na traseira do mesmo incluindo novos faróis redesenhados com a inspiração no modelo 3200 GT.
A tecnologia Mild Hybrid está focada na performance!
Em boa verdade, a electrificação oferece muitas vantagens que muitas das vezes são apenas focados para uma maior eficiência e menor emissões de poluentes. Contudo, estamos aqui a falar de uma fabricante de desportivos de luxo, por isso a Maserati decidiu misturar a tecnologia Mild Hybrid com o seu próprio DNA, ou seja em primeiro lugar temos o foco na performance. Ao mesmo tempo que temos também a promessa de redução dos consumos de combustÃvel e claro… as emissões de CO2.
Segundo a empresa, este modelo combina um motor turbo 2.0L Turbo-compressor com um alternador de 48 Volt, bem como um sobre-alimentador elétrico (e-Booster). Em suma, este tipo de motorização garante que o novo Ghibli Hybrid é o único automóvel com esta solução no seu segmento de mercado.
Vamos aos números!
A união do apoio elétrico com o motor a combustão deste modelo irá garantir 330 cv de potência e um binário máximo de 450 nm. Estes números serão capazes de impulsionar o eixo traseiro, garantindo uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 5.7 segundos e continuar até à velocidade máxima de 255 km/h.
A nÃvel de caixa de velocidades temos apenas a informação de que estará disponÃvel na caixa automática ZF de oito velocidades.
Um fato curioso é que apesar do investimento e adição de baterias este modelo pesa apenas mais 80kg que o seu irmão a diesel!
A nÃvel de novidades tecnológicas, o novo Ghibli Hybrid estreia o novo sistema Maserati Connect que vai permitir estar sempre conetado ao seu smartphone. Garantindo atualizar e monitorizar o seu modelo através do Safety Security. Quanto ao sistema multimédia temos a atualização do Maserati Intelligent Assistant, com a inclusão agora de um ecrã maior de 10.1 polegadas.
Em suma, a Maserati quer continuar a produzir uma gama completa de carros únicos à sua imagem. Mantendo o seu DNA na condução mas também no design que tende sempre a priorizar a performance e o estilo.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!