Um YouTuber veio agora a público afirmar que a MSI tentou impedir a publicação de uma review negativa, ao basicamente oferecer uma quantia significativa de dinheiro para que este tivesse e uma súbita ‘mudança de opinião’. O que a ser verdade, é terrÃvel para a reputação da fabricante, que é sem sombra de dúvidas uma das mais populares e reputadas da indústria dos PCs.
Afinal de contas, o que não falta à MSI é hardware de qualidade, por isso, nem sequer faz muito sentido ter de recorrer a estas estratégias. Ainda assim, não fazemos ideia se esta acção é do conhecimento da empresa, ou se foi apenas algum empregado que meteu a pata na poça.
Oops!? MSI pagou para ter reviews positivas!?
Portanto, caso não saiba, meios como nós (Leak.pt) necessitam de vários tipos de parceiros de qualidade como a MSI, ASUS, Gigabyte, KFA2, Globaldata, Samsung, Huawei, etc… Para conseguirmos ter acesso aos tão desejados componentes, periféricos, portáteis, telemóveis, smartwatches, etc… Algo que até é bastante fácil de conseguir depois de chegar-mos a um certo tamanho e tipo de audiência. (O que é difÃcil, é conseguir manter a qualidade e manter a audiência satisfeita!)
Pois bem, apesar de existirem muitas fabricantes que disponibilizam os produtos sem pedir nada em troca, dando toda a liberdade do mundo para fazermos e dizermos o que realmente nos vai na cabeça. (A ASUS é um dos melhores exemplos neste sentido, visto que não só aceitam as crÃticas, como até se dão ao trabalho de passar o feedback à s equipas de engenharia!)
Infelizmente, também existem outras empresas que ficam ‘chateadas’ ou ‘amuadas’ quando a review é menos positiva. Pessoalmente já senti isso na pele, deixando de receber produtos ou de ser convidado para eventos de certas marcas. Aliás, caso não saiba, é também por isto que alguns meios mais pequenos têm um certo medo de dizer mal dos produtos nas suas análises… Acabam por ter medo de nunca mais receber nada.
Contudo, apesar de nunca ter visto algo a este nÃvel nos meus anos de leak, existem gestores de marketing que simplesmente não aceitam feedback negativo. O que pelos vistos é o caso do YouTuber TechTeamGB, que tentou dizer mal do novo portátil MSI Bravo 15. Ora leia:
“Antes de publicar a review, contactei a MSI para perceber se eles poderiam confirmar as minhas descobertas. Mantendo a review em espera até ter algum tipo de resposta. No entanto, em vez de fazerem algo nesse sentido, prontamente se ofereceram para pagar a não publicação da análise, dizendo “apenas tu e eu sabemos da situação.”
Além de tudo isto, depois da review publicada, parece que a MSI pediu a remoção da palavra ‘desapontante’ do tÃtulo, o que foi recusado. Chegando ao ponto da fabricante contactar a AMD para a gigante dos processadores tentar remover o vÃdeo. (Felizmente, a AMD ficou no lado do YouTuber).
Será 100% verdade? Temos de esperar para perceber o que irá acontecer.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!