Por tudo o que tenho lido e visto na Internet não há dúvida nenhuma que o fosso entre os chipsets Exynos da Samsung e Snapdragon da Qualcomm se está a acentuar. Todos os testes que foram sendo conhecidos revelaram que o Samsung Galaxy S20 baseado no Exynos 990 ficou atrás do modelo americano (e não só) que aposta no Snapdragon 865. Esta foi eventualmente a razão pela qual a Samsung quis disponibilizam a versão com o chipset Qualcomm no seu país de origem, a Coreia do Sul. Agora sabemos que vamos ter um Galaxy Note 20 mais fraco na Europa.
Galaxy Note 20 pobrezinho só vai estar na Europa
Normalmente, os Estados Unidos e a China têm direito ao processador da Qualcomm. Os outros mercados levam com o Exynos. Agora eis que a história vai voltar a repetir-se mas de forma ainda pior. É que o Galaxy Note 20 está a caminho do mercado e toda a Europa só vai ter direito à versão mais lenta. Mas desta vez ainda mais lenta já que será baseada no mesmo chipset do Galaxy S20. Quem estiver fora da Europa vai ter a sorte de deitar a mão a um Note 20 com o chipset Snapdragon 865.
Mas não vinha com um novo chipset?
Os rumores iniciais davam essa indicação. No entanto tudo mudou. Assim o Galaxy Note 20 não vem com o Exynos 992 que até seria um grande processador, a julgar pelo que circula na Internet.
Ora quem comprar o Galaxy Note 20 na Europa não vai ter as capacidades gráficas que estão no Snapdragon 865, nem a autonomia, nem o mesmo desempenho. Assim vai ter de se contentar com o mesmo que estava no Galaxy S20. Eu com isto não quero dizer que o Galaxy S20 é fraco. Nada disso. O que eu quero dizer é que se o resto do mundo tem um Galaxy Note 20 melhor, fazia sentido que a Europa também o tivesse.
Entretanto há outras questões. É que os smartphones baseados no Exynos 990 para além de serem mais lentos, comparativamente às versões americanas, estão mais sujeitos a problemas de aquecimento, focagem automática e até a outras questões no ecrã.
O que é certo é o seguinte. Se pagamos exatamente o mesmo que se paga nos Estados Unidos, não vejo motivo para não termos direito ao Galaxy Note 20 muito mais pobre.
Veja aqui tudo sobre o design da nova aposta da Samsung.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!