A JEDEC anunciou ontem a publicação da versão final standard de memória DDR5 SDRAM! Que claro está, contém as especificações finais que todas as fabricantes vão ter de cumprir para a tão esperada produção de memória DDR5 para o mercado de computadores. Tão esperada porquê? É que caso não saiba, a memória DDR5 já deveria estar no mercado, com a ‘spec’ final a ser publicada no ano de 2018.
Mas vamos falar de coisas realmente interessantes, é que em comparação à atual memória DDR4 SDRAM, estamos a falar do dobro da performance, bem como uma melhoria bastante significativa da eficiência energética.
Memória DDR5 – Revolução a chegar? O standard está finalizado!
Portanto, a memória DDR5 foi desenhada para ir de encontro às necessidades de performance dos mercado de servidores, mas também dos consumidores tradicionais que apenas querem aumentar a sua produtividade ou performance em jogo. Assim, o novo standard de memória traz para cima da mesa vários tipos de tecnologia que pegam na já excelente performance dos módulos de hoje em dia, levando-a a um nível completamente diferente, sem nunca trazer degradação aos canais de comunicação, nem nas velocidades mais altas.
Dito tudo isto, vamos ter novas funcionalidades como o DFE (Decision Feedback Equalization), que melhora bastante a largura de banda. Aliás, com a nova RAM, vamos ter o dobro da largura de banda, começando imediatamente com 4.8 Gbps (o máximo da memória DDR4 é de 3.2 Gbps). Estes 4.8 Gbps são apenas o início, será algo que irá melhorar massivamente durante o ciclo de vida da tecnologia no mercado.
Outras novidades:
- Fine Grain Refresh: melhorias significativas na latência
- Eficiência energética com o VDD a ir de 1.2V para 1.1V
- Melhor regulador de voltagem
Eis o que a Intel e a AMD tiveram a dizer sobre o lançamento da especificação:
- AMD -> A computação moderna precisa de memória capaz de acompanhar a evolução de mercado. Com este novo standard, temos as ferramentas necessárias para desenhar processadores ainda mais poderosos.
- Intel -> Estamos a entrar numa nova era de performance e capacidades. A memória DDR5 é um esforço conjunto da indústria, marcando um grande salto na capacidade e performance. Vamos ter pela primeira vez um aumento de 50% na largura de banda, o que irá grandes vantagens para a nova geração de sistemas de alta performance e aplicações de nova geração.
Entretanto, tanto a Samsung como a Micron já começaram a produção em massa de chips para alimentar os primeiros módulos de memória RAM! Mas calma… Se está já a suar a pensar no dinheiro que vai ter gastar numa máquina nova com suporte à tecnologia, ainda falta algum tempo até ao lançamento dos primeiros módulos para o mercado de consumo tradicional. Aliás, ainda ninguém sabe bem quando é que a Intel e AMD vão trazer o suporte para as suas plataformas, se bem que alguns planos já mencionam o ano de 2021.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Fonte
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!