A guerra Estados Unidos e China continua a fazer vÃtimas e sobretudo a arrastar mais empresas para esta disputa. Devido à s sanções dos EUA, a TSMC em breve não vai poder colaborar com a Huawei e produzir o Kirin. Isto significa que o gigante chinês necessita urgentemente de encontrar um substituto. Aparentemente a MediaTek pode ser a empresa escolhida para esse efeito. A Huawei já está a usar ativamente os chips da MediaTek e, num futuro próximo, poderá ser o maior cliente.
Estados Unidos usam MediaTek para atacar a Huawei?
No entanto, podem surgir dificuldades. Novas informações que circulam pela Internet referem que as autoridades americanas pediram ao Ministério da Economia de Taiwan para convencer a MediaTek a reduzir o fornecimento dos seus produtos à Huawei. Não se sabe ao certo qual será a redução. No entanto, sabemos apenas que não é uma proibição completa.
No entanto, o próprio Ministério da Economia de Taiwan já referiu que não recebeu nenhum pedido dos Estados Unidos, e a própria MediaTek considerou esses rumores de infundados. Dado o nÃvel de pressão dos EUA sobre a Huawei, não se pode descartar esta influência à MediaTek.
No que diz respeito ao desenvolvimento de chips para smartphones, existem poucos players no mercado. Temos empresas como a MediaTek, Qualcomm, Huawei e Samsung como as principais. No entanto, destas, destaca-se a Qualcomm. Isto apesar dos esforços da MediaTek de lançar processadores topo-de-gama.
Ainda assim, tudo pode mudar! Os novos chipsets 5G da MediaTek são mais baratos, mas são realmente bons. Isto vai aumentar a procura por parte dos fabricantes de smartphones que querem colocar smartphones de gama média e gama baixa no mercado, com preços muito amigos da carteira e suporte para 5G.
Entretanto o número de encomendas crescente por parte da Huawei é ainda mais uma razão que poderá ditar o sucesso da MediaTek. Isto se os Estados Unidos não interferirem de algum modo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!