A Intel vai baixar número de núcleos e threads na próxima geração

Já há alguns meses que andamos a ouvir falar daquilo que a nova geração de processadores Intel irá ser capaz de oferecer ao mercado de processadores desktop. Estamos a falar da geração ‘Rocket Lake-S’ (Intel Core 11000) que apesar de ser baseada no mesmo processo de produção de 14nm, já irá contar com uma arquitetura completamente nova! (Que teve de ser adaptada aos 14nm, visto ter sido originalmente desenhada para os 10nm)

No entanto, parece que esta arquitetura não será capaz de oferecer mais do que 8 núcleos e 16 threads… Uma situação complicada para o departamento de marketing da Intel, que anda agora a fazer ‘push’ a processadores de 10 núcleos e 20 threads na gama Intel Core 10000.



10900k

Portanto, de forma muito resumida, a atual geração de processadores Intel oferece um máximo de 10 núcleos físicos com 20 threads ativas na gama Core i9! Isto enquanto a gama i7 oferece 8 núcleos e 16 threads, e os i5 oferecem 6 núcleos e 12 threads. Algo que não se irá repetir com os Intel Core 11000, se o mais recente ‘leak’ de documentação estiver correto.

Afinal de contas, tudo indica que a família de processadores “Rocket Lake-S” não irá contar com mais de 8 núcleos e 16 threads na gama Core i9. Isto enquanto a gama Core i7 irá ficar pelos 8 núcleos e 12 threads, o que é um pouco estranho. Em suma, nesta gama, é provável que a Intel apenas ative o HyperThreading em metade dos núcleos presentes, aproveitando este facto para utilizar dois dos núcleos sem HTT ativo para os designar de ‘Núcleos Favoráveis‘, ou seja, os núcleos de processamento mais capazes de atingir (e manter) frequências mais altas.

rocket lake

Em suma, ainda não sabemos bem como é que a coisa irá funcionar… Mas uma coisa é certa, parece cada vez mais óbvio que a Intel irá apostar num máximo de 8 núcleos nos seus novos processadores.

O que é estranho, visto que a AMD reina o mercado com o 3900X de 12 núcleos (24 threads) e 3950X com 16 núcleos (32 threads)… Mas lá está, ter mais núcleos poderá significar zero! Caso a Intel consiga um IPC (instruções por clock) significativamente mais alto em relação ao que a AMD oferece.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também