A Sony já anunciou que a PlayStation 5 vai ser capaz de correr todos (ou quase todos) os jogos da PS4 e PS4 Pro, tudo isto a nível de hardware, graças ao facto da consola conseguir adaptar o seu hardware de nova geração aos níveis de performance da altura de lançamento destas duas consolas.
No entanto, ainda não sabemos nada acerca dos jogos da PS3, PS2 e PS1… Será que a retro-compatibilidade ‘total’ irá ser mais uma vez esquecida pela Sony? Ao fim ao cabo, esta é uma das grandes apostas da Microsoft! Não faria sentido tentar rivalizar neste campo?
(PS5) A Retro-Compatibilidade ‘total’ vai ser feita via Streaming?
Portanto, ainda há esperança para os velhinhos jogos do mundo PlayStation! Afinal, foi descoberta uma nova patente que parece indicar alguns movimentos da Sony no sentido de realmente conseguir trazer os jogos da PS1, PS2 e PS3 para a nova geração. (E quem sabe? Também os da PSP e PS VITA!)
Entretanto, tudo isto não significa que será algo disponível logo no lançamento da consola, mas prova que a gigante Japonesa está mesmo a estudar o assunto! Como? A solução parece passar pela emulação, mas não no hardware da PS5 devido à complexidade do CPU que dá vida à PS3… A solução deverá passar pela emulação nos servidores da Sony, para posteriormente toda a informação ser enviada para as consolas dos jogadores via streaming! Ou seja, a Sony poderá estar a planear meter vários jogos clássicos na biblioteca do seu serviço de streaming PS Now.
Dessa forma, os jogos não precisam de ser executados a nível local, visto que existirá uma máquina virtual responsável por essa função nos próprios servidores da Sony. Mas claro está… Duvido que este streaming seja feito de borla.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.