Caso não saiba, as grandes empresas do mundo da tecnologia como a Google, Microsoft, Facebook, etc… Querem acabar com as velhinhas palavras-passe num futuro muito próximo. Sabe porquê? A culpa é apenas nossa! É que apesar de ser um conceito super simples, em que quanto mais forte a nossa password for, mais seguros estamos… A verdade é que a grande maioria dos utilizadores não quer saber disto para nada, escolhendo ‘palavras-chave’ como as míticas ‘123456’ ou ‘querty’.
Aliás, de ano para a ano, a coisa só fica mais rídicula, visto que estas passwords são cada vez mais usadas, em vez de desaparecerem da face da terra. E ainda mais curioso que isto, os utilizadores nem se preocupam em mudar a sua pass, mesmo que tenha existido algum ataque e a sua palavra passe possa ter sido roubada.
A ‘palavra-chave’, ‘palavra-pass’ ou simplesmente ‘password’ tem os dias contados! Sabe porquê?
Portanto, um novo estudo de mercado levado a cabo por um estudante da Universidade do Chipre descobriu que esta tendência é mesmo uma realidade, ao verificar grandes bancos de dados de combinações de usernames e passwords que foram ‘leaked’ na última década.
Para ter noção da gravidade, 1 em cada 142 passwords é “123456”… Assim é fácil ser hacker!
Ou seja, apesar dos esforços e avisos dos investigadores de segurança e variadissimos serviços online, apenas 40.000 passwords das mil milhões de palavras analisadas foram postas no campo de ‘alta qualidade. Como deve imaginar, estamos a falar de palavras-chave longas, com digitos, caracteres especiais e maisculas
A Google quer ‘matar’ a password, mas por agora, enquanto isso não acontece, é sempre boa ideia utilizarmos ferramentas como o Security Checkup Dashboard que já se encontra no Google Chrome, e está prestes a chegar ao Safari no macOS Big Sur. (Que ao fim ao cabo, verifica se a sua pass está ou não em risco.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.