Nos últimos dias, têm chegado à Internet vários ‘leaks’ e rumores a sugerir uma nova gama de iPhones sem qualquer carregador ou earPods (os tradicionais fones com fios da Apple) incluidos na caixa, tudo para tentar baixar o preço dos novos smartphones da Apple, que deverão ser anunciados no próximo mês de Setembro.
E claro está, a Internet saltou logo para cima do assunto, para tentar perceber o que raio se passa! Dito isto, na minha óptica a coisa é muito simples, é tudo uma questão de aumento de lucros… Mas na opinião do popular site The Verge, o iPhone 12 não trazer carregador é a melhor coisa depois da invenção do pão fatiado.
Portanto, caso não saiba, tudo indica que a Apple está a planear retirar todos os ‘extras’ da caixa nos novos iPhones 12. E não, não estamos a falar dos iPhones mais baratos, visto que a gigante Norte Americana está pronta a lançar 4 ou 5 versões diferentes do seu smartphone em 2020… A ideia é retirar o carregador e fones com fio de todos os modelos lançados em Setembro.
Sabe porquê? Segundo o que sabemos, é uma tentativa da Apple de baixar um pouco o preço da sua gama de smartphones.
E na verdade… Até aqui tudo bem! Ao fim ao cabo, se por acaso já tem um iPhone em casa, é bem provável que já tenha um ou dois carregadores prontos a usar, se calhar até comprou algum carregador rápido para o trabalho e tudo.
Por isso, comprar só o iPhone propriamente dito, até poderá fazer algum sentido para estes utilizadores, especialmente se for possível poupar alguns trocos.
iPhone 12 sem carregador? A coisa começa a ter água no bico a partir daqui…
Afinal de contas, segundo o The Verge, a Apple não incluir carregador na nova geração de iPhones é bom porque é possível evitar que se usem mais recursos na produção destes periféricos, e claro, que mais carregadores vão parar às lixeiras por esse mundo fora. A cereja no topo do bolo, é a baixa de preço do aparelho propriamente dito, especialmente se já tiver um iPhone em casa, e por isso, já tiver um carregador pronto a usar.
Contudo, o que o The Verge não diz, é que a Apple passou anos a oferecer um carregador ridículo de 5W com todos os seus iPhones. O que é simplesmente inaceitável num mundo em que o carregamento rápido é um ‘standard’.
Ao fim ao cabo, caso não saiba, a Apple só começou a incluir um carregador de 18W com os recentes iPhone 11 Pro e 11 Pro Max! Entretantno, o iPhone 11 e iPhone SE 2020 continuam a contar com o velhinho carregador de 5W.
Na minha opinião, esta jogada de não incluir carregador, serve apenas e só para ‘obrigar’ os consumidores a ir comprar o novo carregador de 20W que tem aparecido na Internet nas últimas semanas. Um ‘extra’ que muito facilmente irá custar entre 50~100€, e que certamente irá elevar o preço dos aparelhos para algo superior ao que habitualmente já pagamos com o carregador incluido na caixa.
Aliás, a remoção dos EarPods é também uma simples jogada de génio da Apple, visto que isto irá inegavelmente aumentar as vendas dos AirPods! É basicamente uma situação Win-Win para a gigante Norte Americana.
Curiosamente, até existem rumores a sugerir que a Apple decida retirar o carregador do recentemente lançado iPhone SE 2020… Porque será?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!