Hoje em dia é quase impossível navegar na Internet sem usar um dos produtos ou aplicações da Google. Ou é o motor de busca, ou é o YouTube, ou qualquer outra aplicação online. No entanto, isto preocupa muitas pessoas devido a questões relacionadas com a privacidade. À semelhança do que acontece com outros serviços, a Google recolhe muitos dados dos utilizadores. Agora, o CEO da Google, Sundar Pichai, anunciou que esta empresa vai efetuar algumas alterações na forma como a gigante de tecnologia lida com os dados de novos utilizadores. Assim, nos próximos tempos, a Google vai implementar novidades nas definições de privacidade, que ajudarão a controlar os dados que estão a ser partilhados.
Atenção! O Google tem novas definições de privacidade!
O tipo de dados varia de registos da Google, histórico de pesquisa, histórico de localização, histórico do YouTube, histórico de localização e comandos de voz através do Assistente do Google. Tudo na página Minhas atividades.
Esta empresa já tinha introduzido uma opção no ano passado para excluir os dados automaticamente a cada 3 meses ou 18 meses para novos utilizadores e existentes. Esta funcionalidade será agora ativada por defeito para novos utilizadores. Além disso, o histórico de pesquisas no YouTube será programado para ser automaticamente eliminado após três anos. A empresa afirma que isto foi feito para garantir que a Google vai “continuar a fazer recomendações relevantes de entretenimento”, pois as preferências dos utilizadores mudam com o tempo.
As novas opções de privacidade ainda não serão ativadas por defeito nas contas Google existentes. No entanto o gigante dos motores de busca afirma que vai aumentar a frequência com que a opção será revelada nos serviços abrangidos.
Também para ajudar os utilizadores a controlarem as suas configurações de privacidade, a Google afirma que vai facilitar o acesso a todos os pormenores da conta. Isso pode ser feito simplesmente procurando por questões como “a minha conta do Google é segura?”. Deste modo terá logo acesso a uma caixa com suas configurações de privacidade e segurança.
Entretanto, a Google está a preparar um atalho que vai permitir entrar facilmente no modo de navegação anónima. Para isso basta carregar na sua foto do seu perfil na Pesquisa do Google, no Maps e no YouTube.
O que acha desta novidade nas definições de privacidade da Google?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!