Nos últimos dias, temos ficado a saber mais e mais sobre a nova geração de placas gráficas NVIDIA! Naquilo que mais parece ser um absoluto ‘all-in’ no campo da performance, para não dar sequer espaço à AMD de meter os pés no campo que a gigante das placas gráficas NVIDIA ocupa há quase uma década, ou seja, a gama mais alta do mercado gráfico.
Dito isto, apesar da RTX 2080 Ti ainda ser a campeã isolada em 2020… A verdade é que tudo indica que a RTX 3090 seja um autêntico monstro capaz de a meter no bolso sem grandes dificuldades. Afinal de contas, segundo um recente benchmark, a placa gráfica de nova geração deverá ser pelo menos 26% mais rápida que a sua antecessora.
(Leak) Benchmark da RTX 3090 HUMILHA a RTX 2080 Ti
Portanto, a nova topo de gama da NVIDIA já foi ‘caçada’ no 3DMark, ao apresentar uma pontuação de 18257 pontos no teste Time Spy. Para ter noção do aumento de performance, estamos a falar de uma pontuação apenas alcançável pela TITAN RTX, se por ventura esta estiver a ser puxada ao limite com a ajuda de nitrogénio lÃquido.
Assim, tendo em consideração esta pontuação, a RTX 3090 é no mÃnio 21% mais rápida que a TITAN RTX, e 26% mais rápida que a atual RTX 2080 Ti. Contudo, ainda não sabemos se esta será mesmo a nova RTX 3090, ou se uma das alegadas RTX 3080 ou 3080 Ti. Ao fim cabo, todas irão utilizar uma versão do GPU GA102.
Entretanto, além da pontuação, o 3DMark também identificou uma frequência de 1935MHz, um aumento de 25% em relação ao que a RTX 2080 Ti apresenta (1545MHz). Ou seja, além de um aumento no número de núcleos CUDA, melhorias arquiteturas, entre outras coisas… Vamos também dar as boas vindas a um grande aumento nas frequências de relógio.
Em suma, as novas placas NVIDIA deverão realmente meter algum medo à AMD! A não ser que a rival consig apresentar uma arquitetura ainda melhor com a chegada do RDNA2.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!