Hoje em dia, já é bastante raro recomendar um PC com um HDD, mesmo tendo em conta o seu preço diminuto por GB. Afinal de contas, os SSDs estão agora super baratos, aliando uma boa quantidade de armazenamento, a uma velocidade fora de série! Curiosamente, até as consolas estão agora a entrar nesta onda, com a chegada da PS5 e Xbox Series X.
No entanto, ainda temos muito boa gente que apenas quer pegar em alguma informação importante, sejam fotos de um casamento, vídeo de um baptizado, ou simples documentos do trabalho, para os guardar em algo que saibam que muito dificilmente lhes irá falhar.
Estamos a falar de dados que têm de ficar armazenados em meios capazes de dar alguma segurança…
O que levanta uma questão, entre o SSD e o HDD, onde é que encontramos mais segurança? Pois bem, na verdade, em nenhum deles!
Por incrível que pareça, o DVD é bem mais seguro que um SSD ou HDD! Afinal de contas, tanto um como o outro são na sua génese, equipamentos eletrónicos, e como tal, podem ter defeitos ou simplesmente ‘morrer’ após algum tempo de uso. Claro que os DVDs também podem apresentar falhas ou defeitos… Mas em comparação a um HDD ou SSD, é um meio bem mais fiável e seguro.
Contudo, se por acaso está mesmo entre um HDD e um SSD, a melhor escolha é o SSD. Depois da informação gravada, desligue o SSD e guarde-o num lugar seguro. Mas atenção, isto é uma solução muito cara e pouco prática em relação aos tradicionais DVDs.
Entretanto, se quer segurança máxima nesses dados, é também boa ideia gravar em mais do que um dispositivo e ou tipo de armazenamento.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!