Os próximos smartphones da gama Galaxy M da Samsung serão os Galaxy M51 e Galaxy M41, sendo que as primeiras renderizações surgiram em março. Agora e segundo o site coreano Elec, o M41 tem uma característica especial. Será o último a apresentar um painel OLED de outro fornecedor que não a Samsung Display. A ideia é baixar custos e permitir que os dispositivos da Samsung possam competir frente-a-frente com a Xiaomi no preço.
Samsung vai recorrer aos chineses para competir com a Xiaomi
A Samsung Display é líder de mercado na área dos painéis OLED para fabricantes de smartphones. No ano passado, a empresa “irmã” da Samsung Electronics teve uma participação de 80% no mercado de painéis OLED de pequena e média dimensão.
No entanto o monopólio da Samsung Display pode acabar em breve, já que os fornecedores de painéis chineses começaram a melhorar a sua qualidade nos últimos anos. De facto, a própria Samsung Electronics enviou uma solicitação de cotação (RFQ) para a BOE a pensar noGalaxy S21. Ainda assim, esses painéis falharam nos testes.
Agora, de acordo com novas informações, o próximo Galaxy M41 vai apostar no painel OLED da China TCL China Star Optoelectronics Technology (CSOT). O ecrã flexível terá 6,67 polegadas com resolução FHD+ (1080 x 2340 pixéis) e proporção de aspecto 19:5:9.
O mesmo painel pode ser encontrado em smartphones de última geração, como as gamas Xiaomi Mi 10 e Motorola Edge.
As novidades revelam ainda que a Samsung Electronics também está a testar o painel OLED da BOE para o Galaxy M41. Assim, se a CSOT conseguir fornecer painéis para a Samsung, as futuras gamas Galaxy M e Galaxy A poderão apresentar ecrãs feitos por estas duas empresas chinesas em vez da Samsung Display.
O CSOT e o BOE já forneceram painéis LCD para os smartphones mais baratos da Samsung em ocasiões anteriores. Ao usar painéis OLED de baixo custo, porém confiáveis, de fornecedores chineses, a Samsung Electronics pode apostar em preços mais competitivos para concorrer com fabricantes como a Xiaomi. Por outro lado ao desenvolverem coisas para a Samsung, empresas como BOE e CSOT vão atrair mais clientes no futuro, aumentando a sua participação de mercado.