O mundo dos periféricos para consolas, PC, e curiosamente até para smartphones, está cheio de produtos ‘Gamer’! Mas o que é isto? O que torna um produto ‘Gamer’? Antes de mais nada, é preciso perceber o que significa a palavra ‘Gamer’, sendo uma tradução direta do Inglês que significa ‘jogador’.
Portanto, é fácil chegar à conclusão que um teclado, rato, etc… ‘Gamer’, é um produto para jogadores! Ou seja, algo que na sua base deveria ser um produto com uma maior qualidade de construção, maior conforto e claro, maior performance para basicamente elevar o nível de jogo do tal Gamer. Contudo, na grande maioria das vezes, não é isto que acontece.
Produtos ‘Gamer’ – Caros, má qualidade e cheios de luzinhas?
Infelizmente, apesar de existem várias marcas que lançam produtos focados na performance, conforto e durabilidade, utilizando muitas vezes termos como ‘Gamer’, a verdade é que a grande maioria do mercado está completamente inundado de produtos de entrada de gama, com uma construção super fraca (na grande maioria plástico de baixa qualidade), em que a grande diferença é mesmo a implementação de alguns LEDs RGB.
Então, um produto gamer é um produto baseado em plástico barato carregado de luzes? Não! Mas é assim que o marketing de várias empresas vai funcionando. Afinal de contas, o termo está agora tão banalizado, que até uma simples cadeira ou mesa pode ser ‘Gamer’!
Sim, já temos mesas e cadeiras com iluminação RGB no mercado com este termo escarrapachado no nome do produto. Mas tudo isto levanta uma questão… O que vão as luzes da mesa fazer para aumentar a performance do utilizador em jogo?
Atenção, não estou aqui a dizer que não pode criar o seu setup cheio de RGB, porque não é de facto isso que está aqui em causa!
Eu próprio tenho um PC e periféricos todos sincronizados com RGB. Mas sei que são produtos de qualidade, que na sua grande maioria valeram o dinheiro investido, porque me vão durar muitos e longos anos graças à sua qualidade de construção.
Em suma, não compre um produto apenas porque está o termo ‘Gamer’ na caixa! Informe-se, e compre produtos de marcas consagradas, de forma a que estas fabricantes sejam reconhecidas pelos seus produtos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.