Huawei bateu Samsung como maior fabricante de smartphones

As vendas globais de smartphones da Huawei podem ter diminuído após a proibição nos EUA. Mas, para surpresa de todos, a empresa conseguiu um feito que era considerado impossível com a proibição em vigor. A Huawei tornou-se na maior fabricante mundial de smartphones e superou a Samsung pela primeira vez em abril de 2020, de acordo com a Counterpoint Research.

Huawei bateu Samsung como maior fabricante de smartphones

Neil Shah, vice-presidente da Counterpoint, confirmou ao site Gizmochina que a Huawei é a fabricante de smartphones número um do mundo, com 19% de participação no mercado. Em abril a gigante sul-coreana teve uma participação de mercado de apenas 17% no mesmo período.

Huawei Samsung fabricante

O sucesso da Huawei pode ser atribuído aos consumidores patrióticos chineses. Dão preferência aos produtos da empresa desde que a proibição foi imposta pelo governo dos EUA. Na China, a empresa tem-se saído excepcionalmente bem nos últimos trimestres. Por outro lado, o bloqueio em abril, forçado pela pandemia, afetou gravemente as vendas da Samsung em mercados como Índia, EUA, América Latina e algumas partes da Europa.

Devido ao confinamento obrigatório, alguns países testemunharam quase zero na demanda por smartphones. No entanto, a economia chinesa começou a recuperar em março de 2020 e isto significava que o mercado mais importante de smartphones da Huawei ficou novamente aberto para negócio.

A Huawei está a conquistar muitos utilizadores no seu país de origem, enquanto a sua participação no mercado, noutras regiões do mundo, está a diminuir a uma taxa mais alta devido à falta de novos lançamentos e dos GMS (Google Mobile Services).

Não é garantido que este sucesso da Huawei continue nos próximos meses, com a economia noutros países a começar a recuperar. Ou seja, isto significa que a Samsung vai voltar a recuperar. No entanto, conseguiu um feito que muito poucos julgavam possível olhando para a guerra com os Estados Unidos.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também