A resposta super resumida… Porque manter o seu Sistema Operativo é importante! (Ouviste Google e fabricantes de smartphones parceiras? Ter 50 versões do mesmo SO no mercado é parvo! E é inseguro!)
Dito isto, agora vamos à resposta mais completa e detalhada! Esta estratégia serve para evitar que os utilizadores do Windows 10 sejam atacados via vulnerabilidades descobertas e atempadamente corrigidas em pacotes de atualizações de segurança do SO!
Ou seja, a Microsoft dificulta a desativação das atualizações, para tentar manter os utilizadores do seu software seguros.
O Windows 10 dificulta a desativação do Windows Update. Sabe porquê?
Portanto, se por acaso tem estado atento ao mundo da tecnologia, sabe que tivemos umas quantas vulnerabilidades a serem descobertas nos últimos meses, mais notavelmente as vulnerabilidades Meltdown e Spectre, que caso não saiba, a não ser que tenha um processador de 2019 ou mais recente, poderá dar problemas à sua máquina.
Pois bem, apesar do seu processador ainda ter essa vulnerabilidade ao nível do hardware, a Microsoft rapidamente lançou uma atualização para todos os utilizadores, de forma a impedir ataques por estas portas completamente escancaradas na defesa dos processadores Intel.
Mas não é apenas pela segurança… A Microsoft também lança de forma regular, várias atualizações para as suas próprias aplicações, ou correções para aplicações de outras empresas, que por uma razão ou outra, começaram a mostrar problemas de compatibilidade (ou de segurança).
Em suma, se por acaso fez tudo por tudo para evitar que o Windows se atualize a si mesmo, então, não só é um perigo para o seu sistema, como também é um perigo para as restantes pessoas ligadas à rede. Entretanto, se por acaso for a um site mais ‘maroto’, ou fizer download de algo num sítio mais estranho, não se admire de ficar com problemas no seu PC.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!