No inÃcio desta semana um redditor publicou em /r/webdev um truque muito simples que impede que surja publicidade no YouTube durante as visualizações. Este pequeno tweak que foi amplificado pelo site Android Police tem a vantagem de não necessitar de nenhum tipo de software, extensões ou mesmo da memorização de uma cadeira longa de código.
Bloqueie num segundo toda a publicidade do YouTube
De facto, o truque envolve adicionar apenas um caractere extra ao endereço do vÃdeo, especificamente um ponto (.) após o “.com” no URL. Por outras palavras, em vez de visitar “youtube.com/watch?v=uK3jnIATgI4”, deverá aceder a “youtube.com./watch?v=uK3jnIATgI4”.
Esta mudança rápida no URL “quebra” a página de determinadas formas e isto tem o efeito colateral de remover a maioria (ou mesmo todos) os anúncios. Neles estão incluÃdos até os anúncios em vÃdeo que interrompem a visualização. O truque funciona tanto na área de trabalho quanto no smartphone (embora, para dispositivos móveis seja necessário ativar a versão para desktop da página).
Essencialmente, o ponto faz com que não haja correspondência ao nÃvel do nome do host. Isto faz com que alguns conteúdos da página sejam carregados mas outros não. Entretanto, não são bloqueados apenas os anúncios do YouTube, mas também outros elementos como cookies.
Agora, antes de começar a ver centenas de vÃdeos do YouTube sem anúncios, lembre-se de que a publicidade é o que ajuda muitos criadores de conteúdo a subsistir. Dito de outra forma, se não surgirem anúncios eles também não vão receber. Assim, se estiver a ver algo que realmente goste mais vale sofrer com alguma publicidade e ajudar o dono do canal.
Seja como for, desde que se começou a falar deste truque que ele começou a ser amplamente utilizado na Internet. Isto, certamente, vai levar a que o YouTube arranje rapidamente uma forma de contornar esta situação e mostrar publicidade em qualquer ocasião.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!