O Brave chegou ao mercado com a bandeira de ser um browser privado, focado na segurança e bloqueio de anúncios publicitários, de forma a oferecer a melhor navegação possível para o utilizador. Além disto, é também um projeto com a sua própria moeda virtual, a Basic Attention Token. Por isso, é também um dos browsers favoritos dos fãs deste mundo.
O Brave está a trocar links por outros com códigos de afiliado!
Dito tudo isto, de vez em quando, o Brave fica metido em alguns problemas… Que são mais tarde ou mais cedo descobertos pelos próprios utilizadores. Ao fim ao cabo, no passado mês de Março, o Brave foi apanhado a promover uma campanha com a eToro, sem as isenções de responsabilidade necessárias para o fazer.
Pois bem, agora temos um outro caso! Se por acaso usa o Brave, e tentar ir ao popular Binance, vai perceber que o Brave muda automaticamente o link do site para um outro link com o seu código de afiliado. (Para fazer alguns trocos! O que é completamente legítimo, mas os utilizadores têm de saber o que está a acontecer.)
Curiosamente, isto não acontece apenas aqui, o mesmo se repete em sites como Coinbase, ledger e trezor.io. Aliás, a página inicial do Coinbase até diz “Brave Software International invited you to try CoinBase!“. O que claro está, é ilegal sem as tais isenções de responsabilidade e avisos que referi em cima.
Entretanto, a equipa do Brave já veio a público dizer que está muito arrependida (mais uma vez). E que irá mudar a maneira como as coisas estão a ser feitas.
Atualização: A funcionalidade continua no browser, mas agora está desligada por defeito.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!