Esta é de facto uma pergunta que tem gerado muito controvérsia e curiosidade na cabeça de muitos utilizadores, mas que ao fim ao cabo, acaba por ter uma resposta bastante fåcil. Afinal de contas, como jå deverå imaginar, o seu computador não fica mais lento com o passar do anos só porque sim, nem o seu processador perde velocidade de processamento.
Portanto, se por acaso achava que a culpa era sua porque estimava mal o seu computador, ou se por outro lado, dava uso a mais…Tenha calma! A resposta a esta questĂŁo Ă© bem mais simples do que provavelmente estĂĄ Ă espera.
Sabe o porquĂȘ do nosso computador ficar mais lento com o passar do tempo?
Portanto, o que realmente causa tudo isto, são de facto as aplicaçÔes que utilizamos no nosso dia a dia, ou melhor, as suas atualizaçÔes. Em boa verdade, podemos dizer que o mesmo se passa no mundo dos smartphones. Um Galaxy S7 ou iPhone 7 não fica mais lento com os anos, as suas especificaçÔes são sempre as mesmas, as aplicaçÔes como o Facebook, Instagram, Relay, e principalmente os jogos, é que ficam mais exigentes com o passar do tempo, de forma a aproveitar todas as evoluçÔes dos modelos mais recentes.
Ou seja, com o passar do tempo, as aplicaçÔes que utilizamos no nosso dia a dia vĂŁo ficando cada vez mais pesadas, ocupando mais espaço em disco, precisando de mais ciclos de CPU, mais memĂłria RAM, mais GPU, etc…
Em suma, é necessårio um maior poder de processamento, o que por sua vez nos då a sensação de lentidão.
Isto porque, se por acaso tiver um PC antigo, com todo o software da sua altura de lançamento, Ă© bem provĂĄvel que este pareça uma autĂȘntica mĂĄquina de corrida. Pois bem, depois desta experiĂȘncia, tente instalar o Sistema Operativo mais recente, o Google Chrome mais recente, uma aplicação de edição de imagens/vĂdeo, e tente tambĂ©m jogar um dos seus jogos favoritos. Se calhar a coisa fica mais complicada, o que Ă© completamente normal.
Em suma, isto acontece com praticamente todas as mĂĄquinas computacionais do planeta, o que claro estĂĄ, inclui os PCs. No entanto, aqui tambĂ©m temos de ter em conta que uma mĂĄquina mais antiga, mas que na altura tenha sido construĂda com componentes de ‘topo’… Vai obviamente aguentar mais alguns anos!
O que nĂŁo falta para aĂ sĂŁo mĂĄquina que com alguns ‘mimos’. (Como um novo SSD ou a instalação de mais memĂłria RAM). Estariam aĂ para as curvas durante mais algum tempo.
Contudo, ainda assim, esta “lentidĂŁo” acaba por chegar a todos as mĂĄquina com o passar dos anos, independentemente de que marca for, ou dos Euros que custou na altura. Afinal de contas, os PCs tambĂ©m tĂȘm um ciclo de vida.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo nos comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!