Parece que temos uma aplicação capaz de identificar e remover a grande maioria das aplicações ‘Made in China‘! Uma app que ficou viral e rapidamente se espalhou pela Internet!
Sabe porquê? Muito resumidamente, os Estados Unidos não são o único país com uma relação tremida com a China. Visto que a India também está a ter alguns problemas com este país, dando origem ao “Remove China Apps”, que rapidamente ultrapassou os 5 milhões de download em apenas 2 semanas.
Remove China Apps – Aplicação que identifica e remove todas as aplicações ‘Chinesas’!?
Portanto, a startup India OneTouch AppLabs está por detrás desta aplicação, criando algo capaz de fazer ‘scan’ a qualquer aparelho, dando os parabéns ao utilizador caso não exista uma única aplicação Chinesa, ou caso contrário, oferece uma lista com tudo o que foi identificado… Uma lista onde claro está, irá encontrar o TikTok. (Ainda assim, em vez de uma remoção automática, a aplicação apresenta a lista de aplicações, com a opção para a sua desinstalação.)
Curiosamente, a Google Play Store tem na descrição da app “desenvolvida para aprendizagem, apenas para que os utilizadores consigam identificar a país de origem de certas aplicações. Nós não sugerimos nem forçamos as pessoas a desinstalar qualquer uma destas apps.” No entanto, o único país identificado é, claro está, a China.
Além de tudo isto, apesar da descrição afirmar que o país de origem é detetado através de uma investigação do mercado, não existe qualquer garantia que o resultado seja fidedigno. Ao fim ao cabo, apesar de detetar o TikTok, a app falha na identificação do PUBG Mobile, desenvolvida pela empresa Chinesa Tencent.
Para finalizar, a OneTouch AppLabs afirma que tem cerca de 8 anos de experiência no mercado de desenvolvimento e gestão web. Contudo, a ‘Remove China Apps’ é o seu primeiro e único produto… Ah… E o seu site ficou online no dia 8 de Maio.
Entretanto eis que surge uma nova atualização. Esta aplicação, que foi descarregada mais de cinco milhões de vezes, foi removida por violar a Política de comportamento fraudulento da Play Store, de acordo com o site TechCrunch. O que está em causa são alterações nas configurações.
Mais especificamente, a Google afirma que não permite que aplicações levem os utilizadores a desinstalar ou remover aplicações de terceiros. De facto, as únicas apps que podem fazer isto são as de segurança.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.