A firma Gartner revelou ontem que as vendas globais de smartphones caíram forte e feio graças aos efeitos do COVID-19! Ao fim ao cabo, só nos primeiros três meses de 2020, as vendas ao consumidor final baixaram 20,2%… A pior queda de sempre neste mercado.
Mercado de smartphones caiu 20% nos primeiros três meses de 2020
Portanto, apesar de ser um número bastante significativo, isto acaba por não ser grande novidade para ninguém. Aliás, é esperado que as coisas se mantenham nesta mesma tendência no segundo trimestre do ano, graças ao COVID ainda estar a atacar vários mercados gigantescos, como o Brasileiro ou Norte Americano.
Além disso, o mercado Europeu que já ultrapassou ‘mais ou menos’ a epidemia, vai certamente passar por um periodo em que a carteira não irá sair tão facilmente do bolso, devido à cada vez mais provável recessão económica.
Dito tudo isto, 4 dos 5 maiores fabricantes globais experienciaram uma queda temerosa… Menos a Xiaomi, que curiosamente conseguiu crescer 1.4%.
Entretanto, a maior fabricante, que é obviamente a gigante Sul Coreana Samsung, viu as suas vendas caírem 27,7%. (Um valor que é também muito provavelmente devido ao muito criticado aumento de preços na gama Galaxy S20). Contudo, os analistas afirmam que a coisa podia ter sido bem pior, visto que a fabricante não sofreu como algumas rivais, devido à maioria da sua produção estar situada fora da China.
Entretanto, a segundo maior fabricante do mercado, a Huawei, viu as suas vendas cair 27,3%! Sendo obviamente pelo COVID-19, mas também por ainda estar a lidar com o facto de não poder contar com os serviços Google.
Por fim, temos a Apple a fechar o top 3, com uma queda de 8.1%! No entanto, segundo a firma, caso o COVID-19 não tivesse acontecido, a gigante Norte Americana iria ter um dos melhores trimestres de sempre, chegando a vendas recordes.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!