Quando navegamos na Internet somos brindados com muita publicidade, notificações e não só. Isto quando acedemos aos mais variados sites. Quanto às notificações a maioria é fidedigna. Contudo existe quem as use em diversos esquemas. Na nova versão do Chrome este problema foi resolvido juntamente com questões relativas à publicidade.
Chrome reforça defesas contra publicidade e notificações
Na versão 84 do Chrome, os programadores implementaram uma proteção contra notificações intrusivas, indesejadas e enganosas. Enquanto os sites de notícias e afins exigem permissão para enviar notificações sobre conteúdos, o que é normal, os utilizadores mal intencionados falsificam notificações redirecionando as pessoas para outros sites. Com a ajuda destas mensagens, tentam roubar dados pessoais.
O Chrome vai bloquear automaticamente todas as notificações indesejadas. Na versão para computador, o utilizador vê apenas o ícone correspondente na barra de pesquisa. Nos dispositivos móveis surge uma pequena mensagem na parte inferior do ecrã.
Mas as mudanças não estão apenas nas notificações mas também na publicidade. A Google tem vindo a tentar tornar os anúncios mais aceitáveis. Atualmente, o browser Chrome já inclui um bloqueador que não mostra publicidade que não está de acordo com os “Better Ads Standards”. Agora vão passar a ser bloqueados todos os anúncios pesados que usam muitos recursos e atrasam a navegação.
As regras são simples. Um anúncio será penalizado pelo Chrome se usar mais de 4 MB de dados. Ou se usar o processador durante mais de 15 segundos num intervalo de 30 segundos. Ou se usar o processador durante 60 segundos no total. Segundo a Google, os anúncios que excedem esses limites representam apenas 0,3% dos anúncios online. Eles são responsáveis por 27% do uso de dados de rede e 28% do uso do processador.
São sem dúvida boas notícias, não só para termos menos recursos do nosso computador ou smartphone ocupados como também para fazermos uma navegação mais livre de publicidade. Pelo menos a excessiva é removida.
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