A TSMC fez um tremendo sucesso com as suas linhas de produção de 7nm em 2019 e inÃcio de 2020, dito isto, parece que a evolução não pode parar! Por isso, na segunda metade do ano já vamos ver a chegada dos primeiros produtos 7nm+ e 5nm, e pelos vistos, no inÃcio de 2021 já vamos ter produtos de 5nm+!
TSMC vai apostar forte e feio nos 5nm+ no fim do ano! Já para os Ryzen 4000?
Portanto, caso não saiba, a TSMC alimenta várias grandes empresas da indústria como a NVIDIA, Huawei, Qualcomm, Apple… Mas nenhuma como a AMD! Que em boa verdade deve muito do seu sucesso nos últimos meses ao processo de 7nm da parceira. E claro está, é uma relação que a AMD quer continuar a dar primazia, por isso, está a fazer um autêntico all-in no processo de 5nm e 5nm+ para uma próxima geração de produtos.
Ao fim ao cabo, a TSMC vai começar a produção em massa nas suas linhas de 5nm+ no quarto trimestre de 2020!
Atualização:
Segundo o reputado DigiTimes, parece que o processo de 5nm+ está a ser preparado para os próximos processadores da AMD, estamos obviamente a falar dos AMD Ryzen 4000 “Vermeer”. Uma gama de processadores que deveria ser baseada no processo de 7nm+, mas que pelos vistos vão mesmo saltar diretamente para os 5nm+.
Ou seja, se estava à espera de processadores Ryzen 4000 em 2020, pode tirar o cavalinho da chuva. O lançamento deverá acontecer algures no inÃcio de 2021, para aproveitar o lançamento dos primeiros produtos de 5nm+.
Entretanto, apesar do COVID-19 continuar a ser uma ameaça, parece que a TSMC continua a carburar a todo o gás, vencendo o seu próprio planeamento. Uma excelente notÃcia para os entusiastas, visto que desta forma vamos ter muitos e bons produtos a chegar ao mercado, sem qualquer tipo de adiamento.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!