Em abril, o MIUI 12 foi apresentado num evento online que decorreu na China. Depois disso foi lançada a primeira versão beta da nova interface para diversos smartphones, mas que estavam localizados na China. Agora que o MIUI 12 Global é oficial já sabemos as novidades que a nova interface da Xiaomi vai oferecer quando for instalada num smartphone. No entanto, a melhor notícia é que vai começar a chegar rapidamente aos smartphones da Redmi e da Xiaomi.
Na Europa isto vai ocorrer em duas fases e não em três como acontece na China. Assim, um primeiro conjunto de dispositivos vai receber a nova versão no final de junho e outros só mais tarde.
MIUI 12 versão global: veja se o seu smartphone o vai receber!
Os primeiros equipamentos que vão receber a versão global são os Xiaomi Mi 9, Xiaomi Mi 9T, Xiaomi Mi 9T Pro, Redmi K20 e Redmi K20 Pro. Ou seja, para começar só 5. No entanto, logo a seguir vêm vários dispositivos. De facto, a lista é extensa o que é uma excelente notícia para quem tem um.
Vamos começar pelos equipamentos da Xiaomi. Logo à partida temos os Xiaomi Mi 10, Mi 10 Lite e Mi 10 Pro, Xiaomi Mi Note 10 e Mi Note 10 Lite, Xiaomi Mi 9 SE e Mi 9 Lite, Xiaomi Mi 8, Mi 8 Pro e Mi 8 Lite, Xiaomi Mi MIX 2, Mi MIX 2S e Mi MIX 3, Xiaomi Mi Note 3 e Xiaomi Mi MAX 3.
No caso dos Redmi temos também muitos dispositivos. Assim, temos o Redmi Note 7, Note 7S e Note 7 Pro, Redmi Note 8, Note 8T e Note 8 Pro, Redmi 8, 8A e 8A Dual, Redmi Note 9, Note 9s, Note 9 Pro e Note 9 Pro Max, Redmi 7 e Redmi 7A, Redmi 6, 6A, 6 Pro e Note 6 Pro, Redmi Y2, S2 e Y3 e Redmi Note 5 e Note 5 Pro. No caso do Poco temos o POCO F1, POCO X2 e POCO F2 Pro.
O que chega com o MIUI 12?
Novas animações
O primeiro pormenor nas novidades do MIUI 12 que atrai logo à atenção são os ícones animados. Isto para além de algumas pequenas mudanças nos ícones standard. Para além disso no MIUI quando abrimos uma aplicação ela começa a abrir e termina no centro do ecrã. No MIUI 12 a janela expande-se a partir da app e volta para o ícone quando fechamos essa aplicação. Para além destes pormenores, o MIUI 12 tem também uma nova fonte que assenta que nem uma luva no novo aspeto gráfico da interface. Apesar do sistema continuar a mostrar a fonte do sistema como Roboto, as alterações são bastante evidentes.
Nova aplicação de câmara no MIUI 12 Global
Uma das grandes novidades do MIUI 12 é uma nova aplicação câmara. Para além das novas funcionalidades, a nova app será mais personalizável na sua aparência e botões, que poderemos configurar ao nosso gosto.
Super Wallpaper
O MIUI 12 apresenta novos papéis de parede ao vivo inspirados no espaço. Entre eles, existem dois novos pacotes de wallpapers chamados “Super Wallpapers” com quatro níveis de zoom.
Entretanto e se lhes quiser deitar a mão já pode. Isto porque os programadores do XDA conseguiram extrair os papéis de parede estáticos e ao vivo do firmware MIUI 12 para o Redmi K20 Pro / Mi 9T Pro e já estão disponíveis para download. Encontra mais informações e o download aqui. Não tem de estar a usar um smartphone Xiaomi para ter acesso a eles.
Novo ecrã de definições
As animações no MIUI 12 não se limitam apenas ao ecrã inicial e ao centro de controle, mas também a diferentes menus disponíveis nas Configurações. Por exemplo, existem novas animações para destacar os gráficos de capacidade e uso da bateria.
Também no menu Sobre o telefone, estão disponíveis várias animações, especialmente no separador Armazenamento.
Nova versão do modo escuro
O MIUI 12 chega com um novo modo escuro melhorado que agora pode ser aplicado seletivamente a determinadas aplicações. Isto é especialmente útil para apps que não têm um modo escuro nativo. Deste modo, é possível inverter cores ou forçar fundos escuros que normalmente deveriam ser claros.
Janelas Flutuantes
O MIUI 12 possui janelas flutuantes com o objetivo de oferecer a mesma experiência de várias janelas que temos num computador. As aplicações suportadas podem ser abertas na forma de janelas flutuantes que ocupam apenas uma pequena parte do ecrã e podem ser abertas por cima de outras aplicações.
Saúde
O MIUI 12 ajuda a melhorar a forma física e o bem-estar mental dos utilizadores. O contador de passos pré-existente tem agora um sistema de acompanhamento automático para corrida, ciclismo e subida de escadas. Além disso, existe um novo sistema de registo do sono que guarda a hora e a qualidade do seu sono com base nos movimentos e sons que faz à noite. Para além de acompanhar os exercícios, a app Mi Health também acompanha o número de vezes que se levantou e envia notificações se não se mexer durante algum tempo.
Privacidade é uma grande aposta do MIUI 12 Global
O MIUI 12 tem agora a possibilidade de acompanhar o comportamento das aplicações no smartphone e relatar comportamentos suspeitos aos utilizadores. Além disso, quando uma aplicação exigir permissões de acesso à câmara, gravação e GPS o utilizador tem sempre de dar permissão. De facto, os sistemas de intercepção regulam ainda mais as permissões da app, proíbem completamente o uso de câmaras e outros sistemas em segundo plano.
Entretanto, mesmo quando são dadas permissões pode optar por permitir apenas durante o uso ou num horário específico. Além disso, o MIUI 12 é o primeiro sistema operativo do mundo para dispositivos móveis que passou no “Teste Avançado de Proteção de Privacidade do Sistema Android” da TÜV Rheinland que garante totalmente a segurança dos dados dos utilizadores.
Novo centro de controlo
O MIUI 12 chega também um novo centro de controlo que é claramente inspirado pelas versão mais recentes do iOS. Até os ícones mais redondos e maiores têm muitas semelhanças com o iOS 12.
Entretanto as notificações estão mais organizadas e as que pertencem à mesma aplicação surgem agrupadas, embora possam ser expandidas de volta individual. Para isso basta ficarmos a pressionar durante algum tempo a bolha de notificações.
Galeria
O MIUI 12 também chega com funcionalidades úteis na galeria do smartphone. O primeiro é o Memórias, que pode ser usado para criar colagens ou vídeos curtos usando as imagens ou vídeos existentes. Para as colagens, pode escolher a orientação, adicionar texto e editar cada imagem individualmente. Para vídeos curtos, você optar entre vários modelos.
Mi Share é outra das novidades do MIUI 12 Global
O AirDrop da Apple é extremamente popular entre os utilizadores do iPhone. Isto deve-se sobretudo à sua facilidade de utilização. No entanto, implementar uma funcionalidade semelhante no Android era praticamente impossível. Graças a uma aliança entre a Xiaomi, OPPO, Realme e Vivo tudo mudou. A aliança permite a transferência de ficheiros com um clique entre smartphones da Xiaomi, OPPO e Vivo. A transferência suporta vários formatos, como fotos, vídeos, músicas, documentos, etc., e é rápida (até 20 MBps), estável e eficiente ao nível do consumo de energia. De facto, uma das grandes mais valias é que não há necessidade de instalar aplicações adicionais. Isto graças a algo chamado Mi Share.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!