Huawei Freebuds 3i vs Freebuds 3: O que mudou na nova versão?

A Huawei parece querer meter as suas garras no mercado de som sem fios ‘budget’ com os seus novos FreeBuds 3i, uma versão um pouco diferente dos mais ‘Premium’ FreeBuds 3, conseguindo a proeza de baixar o preço sem perder qualidade de construção ou qualidade de som. Aliás, graças ao design fechado, a qualidade de som até aumentou no produto mais barato.

Dito tudo isto, ambos são excelentes produtos, mas agora chegou a hora de perceber afinal o que mudou na passagem para o ‘i’. Ou seja, se vale ou não a pena continuar a apostar na versão mais cara, ou se faz mais sentido ficar pela mais barata e gastar o resto do dinheiro em máscaras de proteção para a cara.



Huawei Freebuds 3i vs Freebuds 3: O que mudou na nova versão?

Design

Vamos começar pela diferença que mais salta à vista entre as duas soluções, o formato dos próprios ‘buds’. Afinal de contas, os novos FreeBuds 3i trazem uma ponta de silicone que não só melhora o encaixe, como também vai conseguir melhorar a qualidade e volume de som, ao mesmo tempo que traz algum cancelamento de ruído passivo. Tudo graças ao facto de selar melhor a entrada do canal auditivo.

Caso não saiba, o formato aberto dos FreeBuds 3 e AirPods 1 e 2 da Apple pode ser mais confortável para alguns utilizadores (como eu), mas em boa verdade não é a melhor maneira de experienciar música devido ao facto de estar constantemente a ouvir o que se passa à sua volta. Sim, é verdade que os FreeBuds 3 suportam ANC (cancelamento ativo de ruído), mas também é verdade vai sempre ouvir alguma coisa devido ao simples facto de ter o ouvido ‘aberto’.

Em suma, se dá muita importância a um design fechado, os FreeBuds 3i deverão ser a melhor opção para o seu caso. Contudo, se gosta de um feeling mais solto e mais confortável, os FreeBuds 3 estão a olhar para si. Especialmente se for como eu e ganha alguma irritação no ouvido após algumas horas de uso.

Autonomia

Os ‘velhinhos’ FreeBuds 3 de 2019 ganham nesta categoria, conseguindo oferecer 4 horas de autonomia com uma única carga. Mais 30 minutos que os novos ‘3i’. Além disto, a caixa de transporte também oferece 20 horas de bateria em relação às 14.5 horas da caixa da nova e mais barata versão.

Além disto, temos uma grande diferença no campo da bateria entre os dois produtos, uma diferença que é mesmo muito importante para mim. Estou a falar do suporte ao carregamento sem fios dos FreeBuds 3. Para mim é completamente ‘priceless’ chegar a casa e meter os fones em cima da base de carregamento sem ter de me preocupar com fios. Desta maneira, a bateria é algo que simplesmente me passa ao lado, porque estão sempre carregados. No caso dos 3i, vai ter de ligar o já tradicional cabo USB-C.

Microfone

Hoje em dia é cada vez mais normal atender e fazer chamadas através dos nossos fones sem fios. Dito isto, o microfone dos EarBuds 3 era e continua a ser um dos seus pontos fortes. Algo que aparentemente passou para os novos 3i.

Caso não saiba, ambos os modelos usam um sensor integrado para se focarem apenas e só na voz do utilizador, tendo até em consideração o movimento dos ossos faciais do utilizador. Além disto, a Huawei também tem uma tecnologia capaz de reduzir o impacto do vento no som das chamadas.

Em suma, se escolher um destes dois modelos, chamadas telefónicas ou video-conferências não serão problema.

Extras

freebuds

Outra vitória para os FreeBuds 3! Apesar destes ‘fones’ serem mais antigos, tiram partido da tecnologia Bluetooth 5.1, enquanto os mais recentes 3i contam com a tecnologia Bluetooth 5.0.

Ou seja, o aparelho que se ligar a estes buds (FreeBuds 3i) vai enviar o sinal para um dos fones (o principal), que depois irá ter a missão de enviar este mesmo sinal para o seu parceiro. É a forma ‘standard’ de fazer comunicação neste mundo, mas é também a raiz de muitos problemas no mundo da música sem fios devido ao atraso que poderá existir no envio e reprodução, algo aparente se por acaso estiver a ver um vídeo ou a jogar no telemóvel.

Em suma, apesar dos FreeBuds 3 serem mais antigos, oferecem a funcionalidade ‘Dual Mode’ (exclusiva para aparelhos EMUI 10), que basicamente envia o mesmo sinal áudio ao mesmo tempo para ambos os buds. Isto resulta em maior eficiência energética, melhores tempos de resposta, e maior qualidade na transmissão.

Entretanto, tanto os FreeBuds 3i como os FreeBuds 3 contam com resistência a água IPX4, bem como suporte a dois codecs Bluetooth (AAC e SBC). Similarmente, ambos os produtos têm suporte a controlos touch que poderá personalizar através da app Huawei AI Life. (Aqui poderá encontrar outras opções muito interessantes).

Huawei Freebuds 3i vs Freebuds 3 – Conclusão

Se estiver indeciso entre estes dois produtos, vai certamente usufruir de muita qualidade músical, bem como uma panóplia de funcionalidades de luxo, especialmente se tiver um telemóvel Huawei ou Honor.

No entanto, apesar da melhoria da qualidade música dos novos 3i graças ao seu design fechado, continuo a gostar mais dos FreeBuds 3 originais, devido ao facto dos designs fechados me causarem algum incómodo e pressão passado algum tempo nos meus ouvidos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também