(Mega Leak) NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti… Já sabemos tudo!

Os ‘leaks’ acerca das placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 3000 não têm parado por nada deste mundo nos últimos dias! E pelos vistos, até a empresa vir a público confirmar o que tem saído a público, esta onda é mesmo para continuar! Ao fim ao cabo, parece que já temos na Internet todas as informações relativamente às especificações técnicas da GeForce RTX 3080 Ti, graças às fontes dentro da própria NVIDIA do responsável pelo canal do YouTube Moore’s Law is Dead.



(Mega Leak) NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti… Já sabemos tudo!

Portanto, já temos muitos e bons detalhes acerca do design Founders Edition da RTX 3080 Ti. Assim, dito isto, vamos ter um cooler com 3 ventoinhas, um par de entradas PCIe de 8 pinos, três saídas DisplayPort, uma HDMI e finalmente uma saída VirtualLink USB-C.

Além disto, parece que a arquitetura Ampere também já vai chegar ao mercado com suporte ao standard PCIe 4.0. Isto apesar de continuar a ser retro-compatível com o standard PCIe 3.0. (Não sabemos se a utilização em boards 3.0 irá ter algum impacto na performance.)

Com a nova arquitetura Ampere, a NVIDIA vai lançar três versões de GPUs topo de gama!

Pois bem, vamos ter o GPU GA102 a liderar a nova geração ao suceder ao TU102. (RTX 3080 Ti)

De seguida, temos o GPU GA104 (RTX 3070?) um pouco mais abaixo a suceder ao TU104, e finalmente um GPU novo na forma do GA103 que deverá ficar no meio dos dois referenciados anteriormente. (RTX 3080? Este GPU não tem antecessor na gama Turing RTX 2000).

Entretanto, o GPU GA102 que deverá dar vida à RTX 3080 Ti deverá contar com 5376 núcleos ‘Ampere CUDA‘ que por sua vez deverão apresentar um aumento de IPC à volta dos 10%. Além disto, vamos também ter um aumento bastante significativo nas frequências de relógio, tudo graças à utilização do processo de produção de 7nm da TSMC.

Para ter noção de tudo o que estou a escrever, o protótipo do GA102 já consegue frequências 40% superiores em relação à RTX 2080 Ti, ao mesmo tempo que consegue um aumento de performance de mais ou menos 50% dependendo da otimização do jogo em execução. Curiosamente, já existem jogos a apresentar uma melhoria de performance à volta dos 70%.

Como se isto não fosse suficiente, a NVIDIA também irá apostar em memória GDDR6 18Gbps! (863GB/s). E claro, cada núcleo RT (Ray Tracing) irá ser capaz de processar 4x mais intersecções por clock em comparação à atual arquitetura Turing.

A NVIDIA vai apostar exclusivamente nos 7nm da TSMC, mas parece que vamos ter produtos de linhas diferentes…

NVIDIA Ampere

Como dissemos no passado, a NVIDIA quer apostar forte e feio nos 7nm da TSMC em 2020, de forma a já preparar o salto para os 5nm no futuro. Mas também de forma a roubar um pouco do espaço que a rival AMD tem conquistado junto da parceira.

Dito isto, apesar da gama Ampere ser produzida apenas e só nas linhas de 7nm da TSMC, nem todos os GPUs irão ser baseados no mais recente processo 7nm+ (EUV), apenas os GPUS mais potentes irão ter essa honra, tudo o resto irá ser produzido na técnica de produção mais antiga de 7nm.

Lançamento? Quando?

A NVIDIA vai mesmo demonstrar um pouco daquilo que tem estado a preparar já em Maio na GTC. No entanto, como seria de esperar, este evento vai ser mais focado nas partes HPC. Por isso, vamos ter de esperar até ao mês de Setembro para assistirmos ao lançamento das novas RTX 3000, as novas placas para jogos NVIDIA GeForce.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também