Se por ventura for assaltado, ou algo similar e ficar sem o seu portátil… É provável que fique chateado por ter de trocar de máquina o que não é nada barato, mas não se vai preocupar com a sua informação privada, visto que está tudo protegido com palavras passes ou até se deu ao trabalho de ligar a encriptação do disco. Pois… Se calhar as coisas não são bem assim, especialmente se tiver uma porta Thunderbolt.
Usa Thunderbolt? Então precisa de ter alguns cuidados com o seu PC!
A porta Thunderbolt é super poderosa, conseguindo oferecer velocidades até aos 40Gbps, capacidade de alimentação de aparelhos, e até possibilidade de aguentar com mais do que um ecrã 4K. Tudo isto porque a tecnologia Intel Thunderbolt consegue ter um acesso mais direto à memória de um PC do que qualquer outra entrada, como a tradicional e mais conhecida USB.
Tudo coisinhas boas, mas parece que a segurança é agora um problema muito grave! Afinal de contas, a Microsoft resolveu não implementar a tecnologia devido a facto de ser um risco grave de segurança.
Caso não saiba, graças à vulnerabilidade Thunderclap, é possÃvel ter acesso à totalidade da memória do PC com uma simples pen USB. Aliás, no passado era possÃvel desativar a tecnologia Thunderbolt ou negar o acesso a aparelhos desconhecidos para tentar fugir à vulnerabilidade… Mas um novo ataque tornou as coisas ainda mais complicadas… Dêem as boas vindas ao Thunderspy.
Pois bem, o Thunderspy tem a capacidade de contornar o ecrã de login em qualquer computador com entradas Thunderbolt, funcionando tanto em Windows como Linux, em qualquer máquina produzida antes de 2019 (MacBooks não são afetados). Curiosamente, até tem a capacidade de contornar a encriptação do seu disco rÃgido.
Mas calma! Como disse em cima, é preciso acesso fÃsico ao PC para o ataque correr bem.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!