Está com medo do tamanho dos jogos de nova geração? – Não é novidade para ninguém que os jogos da atual geração de consolas já chegam a um tamanho ridículo, quase sempre acima dos 100GB. O que não é nada fácil quando a grande maioria dos jogadores tem as consolas equipadas com discos rígidos de 1TB ou pior… 500GB.
Dito isto, um dos grandes medos na cabeça dos fãs dos videojogos é que o tamanho aumento significativamente de tamanho com a chegada das consolas de nova geração, a PS5 e Xbox Series X. Primeiramente por causa da escassez de armazenamento, e depois porque não há Internet que aguente com downloads desta dimensão.
No entanto, felizmente, parece que tanto a PS5 como a Xbox têm algumas soluções para este problema.
(Consolas) Está com medo do tamanho dos jogos de nova geração?
Portanto, como já noticiámos no passado, a PS5 vai ter uma nova forma modular de instalação, ou seja, se por ventura quiser jogar apenas a vertente online de um jogo, apenas vai ter de instalar essa parte do título. O vice-versa também é possível. Além disto, é provável que existam outras tecnologias que ainda desconhecemos no lado da Sony.
Entretanto, no lado da Microsoft e da sua Xbox Series X, parece que os tamanhos vão ser limitados por uma nova tecnologia inovadora de compressão! Algo que está presente no próprio hardware da consola.
Dito isto, como disse em cima, é completamente normal para um jogo AAA ocupar mais de 100GB no disco da sua consola. Aliás, é completamente banal hoje em dia comprar um jogo, meter o CD na consola, e ter imediatamente um download acima dos 50GB para fazer e instalar antes de começar a jogar.
Por isso, com a Xbox Series X, a Microsoft decidiu implementar uma tecnologia a nível de hardware que irá ajudar significativamente na compressão de informação, de forma a não encher o novo disco SSD super rápido com apenas 1 ou 2 jogos.
Além disto, parece que o kit de desenvolvimento da consola também permite aos estúdios incluir apenas as texturas, modelos e músicas necessários para o setup atual do jogador. O que claro está, também inclui os ficheiros de linguagens, entre outras coisas dependentes da região.
Em suma, é óbvio que não existe magia para manter os tamanhos baixos, mas é muito bom saber que tanto a Sony como a Microsoft estão a fazer os possíveis para tentar minimizar o problema.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!