(Atualizado: Erro na introdução) Caso não saiba, a AMD tem uma nova gama de motherboards a caminho do mercado! Uma gama baseada no chipset B550, que tem como grande missão oferecer uma alternativa às ainda bastante caras motherboards X570, ao mesmo tempo que continua a suportar o standard PCIe 4.0 no slot da placa gráfica e slot principal m.2 SSD.
No entanto, parece que a retro-compatibilidade vai ficar para trás… Ou seja, com o anúncio oficial das novas motherboards, a AMD também aproveitou para anunciar que não irá levar os novos Ryzen 4000 (Zen 3) a todas as antigas motherboards, ou seja, à série 300/400.
Portanto, a polÃtica da AMD no campo da retro-compatibilidade entre plataformas tem sido uma das vantagens mais elogiadas pelos consumidores. Afinal de contas, se tiver uma motherboard B350 ou X370 de 2018, ainda consegue atualizar o seu PC com um processador de nova geração como o 3700X ou 3900X!
No entanto, parece que está na altura de olhar para o futuro, e de deixar as antigas plataformas para trás. Ou seja, a AMD vai aproveitar o lançamento da sua gama média de motherboards para mentalizar já os consumidores que esta retro-compatibilidade está quase a chegar ao fim. Em suma, estamos agora a assistir ao inÃcio do futuro para os CPUs AMD Ryzen!
B550: Suporte a processadores Zen 2 e superior!
Um representante da AMD veio a público explicar o porquê desta decisão. Ao fim ao cabo, parece que as gamas de processadores ‘legacy’ estão a ficar demasiado pesadas para as fabricantes, por isso, está na altura de limpar o campo de forma a suportar em pleno os atuais mas também os novos produtos da gigante dos micro-processadores.
Ou seja, as motherboards B550 deverão trazer suporte aos processadores Zen 2 e também Zen 3, não sendo claro se a empresa irá continuar com o mesmo socket depois destas duas gerações. (Muitas fontes apostam na introdução do socket AM5 com os novos Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 4).
Assim, se por acaso tem uma board X570 ou está a pensar meter as mãos numa das novas B550, vai ter suporte aos novos Ryzen 4000! Caso contrário, só poderá ir até aos atuais Ryzen 3000.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entre na nossa comunidade de Hardware no Facebook aqui.
Fonte
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!