Smartphones Samsung Galaxy estiveram em perigo desde 2014!

A Samsung iniciou recentemente o processo de distribuição dos últimos patches de segurança de maio para os seus dispositivos principais. Assim, no caso do Galaxy S20 este equipamento recebeu o patch mais recente antes mesmo da sua introdução oficial pela Google. Uma boa notícia já que há muitos equipamentos Samsung Galaxy em perigo.

Smartphones Samsung Galaxy estiveram em perigo desde 2014!

Agora foi tornada pública a lista de alterações oficial relacionada com esta atualização. O patch de segurança elimina nove vulnerabilidades críticas detectadas no Android e 19 encontradas no software proprietário da Samsung. Uma dessas 19 é um bug crítico que está presente em todos os smartphones Galaxy desde 2014. Isto significa que mesmo smartphones antigos, como o Galaxy S5 ou o Galaxy Note 4, podem estar sujeitos a problemas.

A falha de segurança aproveita-se do facto da Samsung, na sua versão personalizada do sistema operativo Android, suportar ficheiros no formato Qmage (.qmg). Este formato de ficheiros foi desenvolvido pela empresa sul-coreana Quramsoft. Todos os smartphones Samsung Galaxy suportam ficheiros .qmg desde o final de 2014. Na prática são eles que suporte aos Temas Samsung.

o Galaxy S9/S9+, Samsung Galaxy perigo

Entretanto, a equipa de desenvolvimento do Google Project Zero descobriu uma vulnerabilidade que permite explorar as imperfeições da implementação do Qmage nos smartphones Samsung. Usando a vulnerabilidade, é possível obter acesso a uma das bibliotecas do sistema operativo Android (Skia). O acesso aos ficheiros do sistema operativo é feito, por exemplo, através de mensagens MMS que também usam o formato .qmg.

A Samsung corrigiu oficialmente este bug que estava presente há quase 6 anos com a introdução das correções de segurança de maio. Atualmente, o patch mais recente chegou a diversos smartphones como os Samsung Galaxy S20, Galaxy Z Flip, Galaxy Fold, Galaxy Note 10, Galaxy S10 e Galaxy A50. Isto é sem dúvida uma boa notícia.

A má notícia é para os possuidores de outros equipamentos Galaxy, para além dos mencionados acima. É que os mais antigos correm o risco de não receber esta atualização.

Leia aqui a nossa análise completa ao Samsung Galaxy S20 Ultra.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também