Nas últimas semanas temos recebido vários e sumarentos rumores acerca das novas placas gráficas NVIDIA Ampere (RTX 3000) de 7nm, mas também das NVIDIA Hopper (RTX 4000?) que já deverão ser baseadas no processo de 5nm da TSMC! Afinal de contas, segundo o DigiTimes, a NVIDIA já ‘pré-reservou’ uma grande parte da capacidade de produção destas linhas, para simplesmente não permitir que a AMD consiga meter as mãos na massa!
NVIDIA com medo? Não quer deixar a AMD crescer!
Portanto, ainda se lembra de eu ter dito no passado que a NVIDIA ficou impressionada com o poder computacional dos GPUs AMD RDNA2 que vão dar vida à PS5 e Xbox Series X no fim do ano? Pois bem, parece que a NVIDIA está mesmo receosa daquilo que a rival poderá fazer nos próximos meses/anos! Por isso, está na altura de preparar o terreno para o que aí vem.
Atenção! Tudo isto é baseado em rumores, leaks e especulações de mercado, por isso… Já sabe, ‘grain of salt’.
Em suma, o famoso ‘leaker’ RetiredEngineer voltou à sua conta oficial no Twitter para afirmar que a NVIDIA sobrestimou demasiado a aposta da AMD nos processos de produção da TSMC.
Isto ao mesmo tempo que também cometeu alguns erros na passagem para processos mais avançados. Prova disso foram as negociações da NVIDIA com a Samsung, que acabaram por não dar em nada, e fizeram com que a AMD conseguisse grande parte da produção das linhas de 7nm. (Uma aposta vencedora, que na visão da NVIDIA, mete agora em risco o domínio da empresa no mercado gráfico)
Por isso, a NVIDIA está agora a planear voltar aos braços da TSMC! Para claro está, apostar forte e feio nas linhas de 7nm e 5nm EUV. Tudo de forma a não permitir uma evolução séria da rival no mercado.
Ou seja, muito basicamente, o plano da NVIDIA é ficar com a grande maioria da quota de produção, para não dar espaço à AMD de esticar as asas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entre na nossa comunidade de Hardware no Facebook aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!