Todos os anos a Apple apresenta um novo MacBook Pro e este ano não foi diferente, apesar da pandemia de coronavírus. Assim temos um modelo de 13 polegadas que conta com muitos elementos do modelo de 16 que foi lançado no ano passado. É um equipamento compacto que inclui o novo Apple Magic Keyboard, memória mais rápida e processadores Intel de décima geração. De facto, talvez sejam os penúltimos processadores Intel que vemos num MacBook antes da chegada dos processadores ARM da Apple. Anunciado hoje, as primeiras unidades do MacBook Pro 13 2020 chegarão na quinta-feira, 7 de maio. Isto para os modelos low-end. Os mais caros chegarão entre 18 e 20 de maio. Em teoria, o MacBook Pro 13 será o último MacBook Pro de 2020.
MacBook Pro 13 2020: o novo portátil da Apple é oficial!
O preço do MacBook Pro 13 2020 começa nos 1299 Euros para o modelo com processador de oitava geração, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
Por 1.799 temos direito a um processador Intel Core i5 de décima geração que opera a 2,0 GHz, 512 GB de armazenamento e 16 GB de RAM.
Finalmente, existe uma versão com um poderoso Intel Core i7 de 2,3 GHz que custa 1999 Euros. Entretanto se quiser passar de 16 GB para 32 GB de RAM, terá que pagar um extra de 400 Euros. Já a versão com uma SSD de 1 TB chega a 2.599 Euros.
O MacBook Pro 13 de 2020 marca o fim do pesadelo do “teclado borboleta” da Apple. Embora inicialmente fosse apresentado como “o melhor teclado portátil da história”, muitos utilizadores começaram a queixar-se das teclas que deixavam de funcionar, letras que apareciam repetidamente e uma sensação de toque estranha.
A empresa tentou corrigi-lo em outubro de 2016 com uma segunda geração mas não resolveu inteiramente o problema.
Em 2019 o design do teclado foi novamente mudado e voltou-se ao sistema que era utilizado nos teclados convencionais.
É o que está presente no modelo de 16 polegadas do ano passado e que assenta que nem uma luva no modelo deste ano.
Em termos técnicos e como referi acima o MacBook Pro 13 2020 aposta em processadores Intel de 10ª geração. Aparentemente, podem ser da variante Ice Lake, mas a Apple nunca revela todos os pormenores do processador. Assim não sabemos se é Ice Lake ou Comet Lake.
No entanto, nem todos vêm com processadores de décima geração. Apenas os de topo. Os restantes utilizam processadores Whiskey Lake de 8ª geração. A grande diferença aqui está mais na autonomia. É que os de décima consomem menos bateria que os da oitava.
Entretanto a memória máxima que pode usar são 32 GB, o que é uma quantidade tremenda para um portátil deste tamanho e características.
Ao nível do ecrã temos uma resolução QHD que se traduz em 2.560 x 1.600 pixéis. Sim, não é 4K, mas com um tamanho de 13,3 polegadas, a densidade de pixéis é muito grande.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!