Segundo as mais recentes indicações do mercado, a AMD deverá adotar o standard de memória DDR5 em 2022! Muito provavelmente com a arquitetura Zen 4 que deverá dar vida aos processadores AMD Ryzen 5000, sendo baseada na tecnologia de produção de 5nm da TSMC.
AMD vai suportar DDR5 e PCIe 5.0 em 2022! Mas a Intel vai chegar mais cedo à memória de nova geração
Portanto, estamos a chegar ao fim do ciclo de vida da memória RAM DDR4. Por isso, nos próximo 3 anos vamos passar por uma fase de transição, em que a memória DDR5 já está a ser produzida, mas infelizmente ainda não está pronta para os holofotes.
Afinal de contas, as grandes fabricantes como a Samsung e SK Hynix já vieram a público dizer que a produção em massa da nova geração de memória já começou ou está prestes a começar, quase como se fosse uma dica à AMD e Intel, para se apressarem no suporte nas suas plataformas.
Dito isto, apesar da AMD estar mais forte no mercado de consumo, tudo indica que tal e qual como a memória DDR4, a Intel vai ser a primeira a chegar ao mercado com o suporte ao standard DDR5! No entanto…
Pois bem, parece que a Intel já se está a preparar para suportar o novo standard com os seus processadores Xeon “Sapphire Rapids” em 2021. Isto enquanto a AMD apenas deverá apostar na tecnologia em 2022 (anúncio em 2021) com a chegada da micro-arquitetura Zen 4.
Mas a razão é muito simples! Como dissemos em cima, os processadores AMD Zen 4 irão ser baseados no processo de produção de 5nm da TSMC, o que será uma grande mudança para a empresa, especialmente na parte do I/O, ao trazer o suporte a novas tecnologias tanto nas plataformas empresariais como também no mundo dos PCs Desktop, ao mesmo tempo!
Ou seja… Sim, a Intel vai chegar primeiro à RAM DDR5, mas provavelmente apenas no mundo das workstations, com os processadores Xeon. Entretanto, a AMD não só vai trazer o DDR5 para todas as plataformas, como também deverá apostar logo no standard PCIe 5.0.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!