Pois bem, no mesmo dia em que Bill Gates publicou um trabalho de 6000 palavras no seu blog GatesNotes, a explicar tudo sobre a afamada epidemia, também apareceu no The Late Show With Stephen Colbert para falar sobre o assunto de forma mais informal.
Curiosamente, o seu texto de 6000 palavras tentou trazer algum entusiasmo para cima da mesa com algumas boas notícias, apesar de deixar alguns avisos e verdades no meio do seu gigantesco texto. Isto foi algo que a conhecida personalidade Norte Americana tentou replicar na sua conversa com Colbert.
(COVID-19) Bill Gates tem boas notícias em relação à tão desejada Vacina
Portanto, caso não saiba, Bill Gates está envolvido com a luta contra o COVID-19 desde o início, ajudando várias equipas de investigação para chegarmos a um tratamento ou vacina o mais depressa possível. Dito isto, Colbert aproveitou a situação para perguntar a Bill Gates algumas questões difíceis, e claro, Gates aproveitou para falar sobre estes dois grandes assuntos:
- Tratamentos a curto prazo.
- Vacina eficaz a longo prazo.
Pois bem, foi isto que Bill Gates disse:
“Será que vamos ter uma terapêutica com um nível de sucesso à volta dos 95%? Eu não contaria com isso.
Mas estamos a fazer grandes progressos numa vacina eficaz para levar a toda a população mundial. Vamos saber novidades no Verão, visto que os testes em humanos estão a começar agora. Vamos tentar perceber se temos uma boa resposta dos anti-corpos. Depois, basta avançar para os restantes testes de segurança e começar a produzir em massa.”
Saber que não existe um tratamento para pelo menos diminuir a velocidade de transmissão e efeitos virais é realmente uma desilusão. Mas é algo que já todos nós sabíamos apesar de não querermos acreditar nessa hipótese. Ainda assim, saber que as vacinas estão a avançar a um bom ritmo é realmente uma excelente notícia!
Agora resta saber como é que a produção irá acontecer, visto que estamos a falar de 7 mil milhões de doses para imunizar toda a população global. Aliás, se for uma vacina que necessite de duas doses, estamos a falar de 14 mil milhões de doses. Um desafio sem precedentes, que irá precisar do apoio de múltiplas empresas e fabricantes.
Mas tudo isto levanta uma grandes questão… O que podemos fazer por enquanto? O que podemos fazer a curto prazo?
Pois bem, Bill Gates não acredita que a quarentena irá durar muito mais, devido ao facto da grande maioria dos países desenvolvidos já estarem a preparar a passagem para segunda fase deste mundo epidémico.
Ou seja, as limitações vão ser levantadas, mas vai ser necessário manter muitos dos cuidados. Por exemplo, é provável que vá a um restaurante, e apenas veja uma pessoa por mesa, em vez de 4. As escolas deverão reabrir aos poucos, mas nunca com 2 alunos ou mais na mesma mesa. Vai ser impossível encher um estádio com 65 mil pessoas. E se por acaso odeia o lugar do meio num avião, então está com sorte, é provável que esse lugar fique vazio a partir de agora.
Em suma, as coisas vão melhorar, mas a normalidade ainda está longe de ser uma realidade.
(COVID-19) Bill Gates tem boas notícias em relação à tão desejada Vacina – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!