Todos gostamos de usar plataformas como o Facebook, o Instagram ou até o WhatsApp. Permitem-nos estar em contacto com os nossos amigos e até nem pagamos nada. Quer dizer até pagamos com os nossos dados e a publicidade que vemos. No entanto como é algo que muitas das vezes nem nos apercebemos passa-nos completamente ao lado. Se até aqui era comum vermos publicidade no Facebook e no Instagram e até já ninguém estanhava, com outra plataforma não vais ser bem assim. É que aparentemente os anúncios vão chegar ao WhatsApp que recebe assim uma novidade que ninguém quer.
WhatsApp recebe uma grande novidade que ninguém quer!
Desde o ano passado que o Facebook tem procurado por formas de integrar publicidade nesta plataforma. Já tinhamos falado da possibilidade de isto acontecer em 2020. No entanto, no início do ano, Mark Zuckerberg abandonou aparentemente esses planos e decidiu não monetizar esta aplicação, para já. A equipa responsável por introduzir publicidade no WhatsApp foi destituída e o código que já estava em desenvolvimento foi removido da aplicação.
Agora uma nova informação avançada pelo The Information e que chamou à atenção do site Tech Radar afirma que este projeto não foi realmente abandonado. Dito isto, o Facebook vai utilizar a sua base de utilizadores para disponibilizar publicidade personalizada a quem usar o WhatsApp.
De acordo com as informações reveladas o Facebook quer cruzar os utilizadores através do número de telemóvel. Assim vai centralizar as informações por utilizador relativas às três grandes plataformas, ou seja, Facebook, Instagram e WhatsApp. Depois vamos receber anúncios que nos interessam de acordo com as três plataformas.
Neste momento ainda não foi anunciada qualquer data para a introdução desta novidade, o que até faz sentido. Não será, no entanto, tanto pela pandemia que estamos a viver mas porque integrar a infraestrutura das três plataformas é um processo complicado.
De facto parece que os tempos de utilizarmos o WhatsApp descansados e sem qualquer tipo de publicidade está para acabar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!