Alerta: esquema perigoso ataca em nome da EDP! Tenha cuidado

Nesta altura de pandemia os esquemas não param de se multiplicar na Internet. De facto, ninguém está seguro. Embora a maioria das pessoas esteja em casa, continuamos a ter uma porta aberta para o mundo através da Internet e é por aí que os perigos podem entrar. Andamos tão cansados pelos mais variados motivos, especialmente quem tem filhos, que por vezes até podemos não dar a atenção devida às coisas e cair num esquema como este que usa o nome da EDP.

Alerta: esquema perigoso ataca em nome da EDP! Tenha cuidado

Dito isto, depois do esquema que usava a imagem da DHL eis que há uma nova ameaça que utiliza o nome da EDP. A propósito da DHL tenho de fazer um comentário. De facto é bom vermos uma empresa com um departamento de informática tão atento. É que depois de termos lançado a notícia fomos contactados por esta empresa para fornecermos os dados do ataque de modo a que o pudessem bloquear e denunciar.

Voltando à questão da EDP tudo começa quando recebemos um email que nos avisa que depois de analisarem a nossa conta determinaram que temos direito a um reembolso, neste caso, de 78.56 Euros. Ora muitos podem pensar, claro que isto é mentira. Ninguém dá nada a ninguém. Mas agora repare. Eu de facto mudei de casa recentemente e devido a umas alterações de contrato tenho, de facto, um valor nesta casa a receber.  Seria um excelente candidato para cair nisto.

Apesar disto, ao contrário do email que parecia vir da DHL e até estava bem feito, este não. Tem alguns erros. Ainda assim, como disse, basta uma pequena desatenção. Para além disso a página para onde somos, posteriormente reencaminhados está muito bem feita.

esquema EDP
Este é o email que se recebe e que dá conta de um suposto reembolso que vamos receber por parte da EDP

Ora assim que damos um clique no link consulte os procedimentos a seguir somos então direcionados para uma página onde temos de colocar os dados do nosso cartão de crédito. Esta página está realmente bem feita, como tinha referido e deve ter dado algum trabalho.

esquema EDP
Esta página encontra-se realmente bem feita com muitos elementos chave da imagem da EDP.

Revela o montante a reembolsar, pede o nome completo, o número do cartão, a data de validade e claro o código de segurança.

Assim que preenchemos estes dados e carregamos no botão confirmar os criminosos passam a ter acesso aos dados do nosso cartão e podem de imediato comprar o que quiserem e até transferirem dinheiro usando alguns serviços online.

Um ponto importante. Quando carregamos em Confimar somos redirecionados para a página verdadeira da EDP que pode ser vista abaixo. Isto para dar aquela ideia. Já preenchemos, está tudo bem e agora vamos a página onde podemos fazer login e consultar a nossa conta. É para dar mais tranquilidade, no fundo, ao utilizador. Enquanto vamos fazendo isto tudo já anda alguém todo contente às compras com o nosso cartão.

Dito isto, fica aqui o alerta. Tenha sempre muita atenção aos emails que recebe. Verifique sempre e email de proveniência porque rapidamente vai descobrir que não se trata do email normal de uma entidade. Esteja também atento aos erros e aos pequenos sinais estranhos que fazem sempre desconfiar. No entanto a regra de ouro mais importante. Não coloque os dados do seu cartão de crédito em lado nenhum especialmente numa página que surge após ter seguido uma ligação por email.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também